Tecnologia e “Capital Intelectual”: uma aliança que gera sucesso – Texto de César Augusto Costa

22/03/2010 at 12:05 PM Deixe um comentário

Será que as empresas estão percebendo que adquirir conhecimento por meio das tecnologias pode trazer mais vantagem competitiva?

Atualmente, recebemos informações de todas as formas e vindas de várias direções, ao mesmo tempo. Por meio de jornais, televisão, revistas, internet, rádio, painéis luminosos e até mesmo pelo celular, nós recebemos uma carga enorme de informações sobre os mais variados assuntos. A questão é: estamos absorvendo tudo isto e adquirindo o conhecimento necessário?

Nessa linha de raciocínio, as empresas estão percebendo que adquirir este conhecimento pode trazer vantagem competitiva e diferencial. A este respeito, muitos funcionários estão empenhados na aquisição do “capital intelectual”, e, conseqüentemente, trazem as mudanças e transformações para uma empresa, o mercado e a sociedade.

Trata-se de um processo dinâmico e de contínuas mudanças. A tecnologia tem contribuído bastante neste quesito. Tanto para o macro como para o ambiente das micro organizações, considerando a tecnologia como uma ferramenta de apoio à decisão e, também, como uma maneira de colher informações gerencial de forma eficiente.

A tecnologia define e trilha os caminhos “melhores” rumo ao nível estratégico da organização. Diante da abreviação dos tempos e ao rápido acesso às informações, é premente contar com colaboradores comprometidos para gerenciar o processo de forma sistêmica.

Ao contrário do que pensam alguns críticos de plantão, a implantação de um software de gestão não implica em perda de postos de trabalho. A tecnologia incorporada aos processos produtivos e aos fluxos de tarefas de uma organização promove uma rotina de trabalho específica, aos colaboradores oferecendo atividades que agregem valor que ao produto e/ou serviço.

Aqueles que possuem o conhecimento necessário para agregar valor às rotinas já incorporadas por desenvolver, acabam naturalmente desenvolvendo novos fluxos e novas formas de pensar e agir dentro da própria organização. Ou seja, uma dupla dinâmica “tecnologia-capital intelectual”, é, por assim dizer, muitas vezes, uma engrenagem que modifica não só o modo como se faz a geração de riqueza, mas também uma forma como se distribui e se consolida essa nova visão organizacional.

É do conhecimento de todos que o sucesso de muitas empresas se dá pela vantagem competitiva obtida exatamente pelo uso deste conhecimento. Não há dúvidas que o capital intelectual acumula e gera riquezas, cria competência e resultados positivos. Isto não só no âmbito individual de quem o possui, mas, principalmente, no aspecto organizacional.

Assim, a implantação de um Sistema de Gestão Empresarial juntamente com o conhecimento de seus colaboradores, sem dúvida, proporciona à empresa, além dos processos da agilidade, uma otimização geral de toda uma organização. Com isso, o colaborador ganha tempo para refletir, desenvolver e criar soluções focadas na competência central da empresa. E mais um ciclo virtuoso se consolida!

Cesar Augusto Costa (Administrador de empresas e consultor de negócios na ABC71 Soluções em Informática Ltda)

HSM Online

Entry filed under: Gestão.

Temas dos TCC’s – 8o. Semestral – Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica – 1o. Semestre de 2010 Os desafios do gestor de TI na implantação de um sistema de gestão – Texto de Selene Sidney

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Posts recentes

Arquivos

Feeds