“ÉTICA DE RESPONSABILIDADE”

18/02/2021 at 2:59 PM 1 comentário

Transcrevo um trecho do livro “A Organização – A Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo” de Malu Gaspar (Cia das Letras). Este trecho apresenta um perfil do fundador do grupo Norberto Odebrecht:


“Dentro da empresa…era chamado de “Dr. Norberto”. Era idolatrado pelos funcionários, que disseminavam histórias sobre sua simplicidade e humildade………Mas, se o assunto era propina, sua ética era um pouco diferente do senso comum. Nas histórias que contava aos engenheiros, ele diferenciava o que chamava de “ética da consciência” da “ética de responsabilidade”. Norberto dizia que a última era “a ética do sujeito que tem uma fatura de 200 milhões de dólares e precisa do dinheiro para poder pagar 3 mil famílias. Esse empresário se depara com um funcionário público que diz: “Se você deixar 10% comigo, eu te dou o resto”. A ética da consciência diz: não dê. Mas a ética da responsabilidade diz: dê. Eu olhava pela janela do canteiro e decidia dar”…


O que ele chamava de “Ética da Responsabilidade” eu chamo de “Malandragem Estrutural” (eu vou cuidar de mim e dos meus próximos e que se dane o resto): uma epidemia que atinge empresários, políticos, traficantes, artistas, líderes comunitários, sindicais e religiosos, digital influencers, alguns pais de família, etc e que está matando o país…


Imagem de Sammy-Williams por Pixabay

Entry filed under: Sem categoria.

O IDEAL VERSUS O POSSÍVEL POR QUE PRECISAMOS DE ÍDOLOS?

1 Comentário Add your own

  • 1. excelenciagrafica  |  19/02/2021 às 3:17 AM

    Professor, essa forma de negócios é imunda e eu já tive muitas portas fechadas por não aceitar pagar bola. Alguns colegas de mercado gráfico dizem que estou errado porque se eu não pagar, outro pagará… é lamentável.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Posts recentes

Arquivos

Feeds