Reter talentos é mais difícil do que criá-los!!

09/03/2017 at 10:01 AM 3 comentários

 

No meu último post falei da importância de se criar talentos para se estruturar uma empresa sólida e forte no longo prazo.

Porém, existe uma corrente de pessoas que tem dúvidas em relação a essa estratégia. A principal argumentação é de que “após o funcionário ficar pronto, depois de ter sido treinado e preparado, ele vai embora, sendo que todo o meu investimento acaba não tendo retorno”.

Quero fazer algumas argumentações a respeito:

Primeiro, isso realmente acontece e eu entendo a decepção de quem fez o investimento e não teve o retorno. Portanto, a preocupação é válida.

Mas o fato é que precisamos entender o “porquê” isso acontece. O que faz um funcionário, que foi incentivado e financiado por uma empresa a se capacitar, a mudar de emprego algum tempo depois de encerrar o processo.

Existem, na minha opinião, algumas causas, porém a que me parece mais frequente provém de um erro de gestão das empresas. Elas pagam a estes funcionários capacitados um valor menor (e às vezes muito menor) do que o valor do mercado, acreditando que, pelo fato de ter financiado a capacitação do funcionário, esta atitude seja correta e justa.

Ora, esta estratégia definitivamente não funciona. Por mais grato que o funcionário seja, chegará uma hora onde a possibilidade de crescimento na carreira e na melhoria do padrão de vida vão falar mais alto e ele irá procurar um novo local que reconheça a sua nova capacitação.

Portanto, o que me parece mais adequado para as empresas que querem crescer apoiadas na criação de talentos é: a) criar os talentos e b) reconhecer o novo trabalho deles. Tenho uma grande convicção de que, na grande maioria dos casos, um funcionário que foi ajudado pela empresa a se capacitar e que é reconhecido corretamente por esta capacitação, tenderá a ser um parceiro de longo prazo da empresa.

 

O que vocês acham? Vocês concordam com esta abordagem? Têm algum caso para comentar?

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Tá difícil encontrar talentos? Crie um… Gestão da empresa gráfica familiar: se não for bem tratado, é um problema; se for bem tratado é uma solução!

3 Comentários Add your own

  • 1. J.C.Cardoso  |  09/03/2017 às 10:13 AM

    Uma vez, vi um même no Instagram de alguém que dizia: “Se eu te cortei da minha vida, existe uma grande chance de você ter me dado a tesoura”.
    Acho que cabe perfeitamente no caso em questão.
    Sempre ouvi o primeiro argumento (que a maior perda é quando o funcionário vai embora), mas nunca havia parado para pensar nas questões/causas subsequentes. Acredito que, numa analogia, seria como perder peso e, posteriormente, manter-se magro (o mais difícil).

    Resposta
  • 2. Marlene da Conceição Rôla  |  10/03/2017 às 7:26 AM

    Concordo plenamente professor com o que o Sr. escreveu, pois as empresas, acham que contratar, treinar e capacitar seus talentos com salários abaixo do mercado estão levando alguma vantagem, mais na verdade eles apenas estão preparando e entregando os profissionais para a concorrência.

    Resposta
  • 3. Aparecido  |  16/03/2017 às 1:09 PM

    concordo plenamente, mas é fato que nesse período de crescimento profissional a empresa acaba sim ganhando com o melhor desempenho desse profissional e nada mais justo que alinhar uma nova remuneração de acordo com a realidade, pois acredito que existe entre empresa e colaborador uma troca de favores exemplo: o colaborador de dispõem a aprender e receber um salario razoável e nesse período a empresa faz o investimento e ganha muito mais devido seu novo talento em construção e após esse novo profissional ser totalmente lapidado basta ser justo.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2017
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: