Lean Production na Indústria Gráfica. É possível?

23/02/2017 at 8:53 AM 1 comentário

O conceito do Lean Production (Produção Enxuta), implementado inicialmente pela Toyota no Japão revolucionou a indústria mundial, levando-a a novos patamares de qualidade, de eficiência e de velocidade.

E muitos segmentos industriais aderiram às ferramentas “Lean” para dar este salto de modernidade e se manterem competitivos.

E com relação à indústria gráfica? Particularmente a indústria gráfica brasileira. É possível implementar as ferramentas do Lean Production?

Minha visão com relação a este tema é que a indústria gráfica tem algumas peculiaridades que não permitem a utilização imediata de todas as ferramentas Lean. Particularmente o fato de que somos uma indústria que trabalha sob encomenda e com itens de qualidade de avaliação subjetiva faz com que a simples aplicação de algumas ferramentas Lean possam não ser efetivas.

Porém, os conceitos Lean são extremamente válidos para a indústria gráfica. Portanto, para mim o melhor caminho é entender os conceitos, verificar a sua efetividade para o nosso modelo de indústria e, aí sim, usar a ferramenta, ou uma adequação da ferramenta para a nossa realidade.

A indústria gráfica precisa dos conceitos Lean para melhorar a sua qualidade e produtividade. Mas certamente não se pode utilizar as suas ferramentas da forma “plug and play”.

Vale a pena, portanto, para os gestores da indústria gráfica estudar o Lean Production e analisar a possibilidade de implantar estes conceitos na indústria.

Se alguém tem uma experiência interessante de aplicação dos conceitos Lean em gráficas, comente aqui no blog.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Flávio Botana – “As diferenças na avaliação de custos e formação de preços entre Offset e Impressão Digital”- apresentado no II Seminário Sul Brasileiro da Indústria Gráfica em Florianópolis Tá difícil encontrar talentos? Crie um…

1 Comentário Add your own

  • 1. Wagner Alcanfor Ramos  |  23/02/2017 às 4:10 PM

    Boa Tarde Prof. Flavio Botana
    Confesso que fiquei muito animado em ouvir este assunto relacionado a indústria gráfica, poucas vezes tratado.
    Participei que um processo de implantação lean em uma indústria gráfica do seguimento de embalagens, influenciado por clientes. O grande empecilho da implantação lean, concordo que seja por conta da simples peculiaridade de trabalharmos sobre encomenda, o que não inviabiliza a implantação. Entretanto a grande maioria, erroneamente inicia pela mais popular de todas, o Kambam. Na linha de produção temos grande dificuldade de implantação, isso faz criar o mito de que o Lean na Industria gráfica não é aplicável. Podemos implantar o kambam facilmente na administração e controle de materiais de estoque.
    Entretanto a grande dificuldade de implantação do Lean sem sombra de duvidas é alterar a cultura de custos taylorista que esta enraizada, mesmo que involuntária, na maioria das pessoas. Muito comum a preocupação com implantação de ferramentas, antes de compreensão de conceitos pelas pessoas. Implante primeiro na cabeça, depois nos braços e pernas.
    Grande abraço

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« out   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: