Se as empresas fossem pessoas… Texto de Leonardo Barci. Fonte: site Revista Exame

05/10/2015 at 3:14 PM Deixe um comentário

Vou destacar a parte final do texto. O texto completo você encontra em http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/relacionamento-antes-do-marketing/2015/10/05/se-as-empresas-fossem-pessoas/

O grande problema com as empresas é, em síntese, o mesmo que acontece com as pessoas. Quanto maior a concentração de fatias do bolo em um número reduzido de empresas (ou de pessoas), maiores os desequilíbrios sociais. Em seu recente livro (Confronting Capitalism – Real Solutions for a Troubled Economic System – ainda sem edição em português), Philip Kotler sinaliza esta e outras discrepâncias que nosso modelo econômico e a concentração de renda estão gerando.

Se empresas fossem pessoas, diria que hoje boa parte delas sofre de obesidade, eventualmente esquizofrenia – o que gera uma natural cisão interna. A grande maioria tem uma missão definida, mas o dia-a-dia arrasta para a sustentação do faturamento.

Tenho a leve impressão de que enquanto o medo de qualquer espécie prevalecer na tomada de decisão das empresas, teremos problemas. Seja o medo de perder o faturamento, o medo de diminuir, o medo do não reconhecimento, o medo de chegar ao fim da própria empresa.

Tenho sugerido que as empresas olhem para suas missões e passem a trabalhar com o que gosto de chamar de propósito nobre. Um propósito coloca naturalmente a empresa ’a serviço de’. Isto é, enquanto houver serviço, ‘estamos aí’.

Tenho percebido que prestar verdadeiramente atenção ao cliente e servi-lo da melhor forma tem se mostrado a melhor referência de trabalho. Faça – como empresa – aquilo que você gostaria de receber como cliente! Talvez a pergunta: “O que crescer melhorará a qualidade do nosso produto ou serviço e o quanto vai tornar a nossa relação com nosso cliente melhor? ”, ajude com alguma referência.

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Manutenção “básica”!!!! Os 50 erros de português mais comuns no mundo do trabalho. Texto de Claudia Gasparini. Fonte: www.exame.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2015
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: