Ética de Resultados versus Resultado Ético – Texto de José Luiz Tejon Megido – Fonte: www.exame.com.br

07/08/2014 at 9:58 AM Deixe um comentário

resultado

Alguns pensadores criticam nas empresas a colocação de foco no resultado como um aspecto ético, compatível com outros aspectos da carta de valores. E explicitam: se nos princípios estão sustentabilidade, excelência e integridade, por exemplo, acrescentar foco em resultados colocaria por terra os três anteriores.

Seria importante que esses pensadores soubessem que sem resultados não existe instituição que sobreviva. Inclusive aquelas onde muitos dos nossos teóricos exercem seus domínios profissionais, como universidades, ou mesmo Ong’s falidas. Resultado, visto como consequência de uma planificação, de um raciocínio estratégico, onde nessa estratégia as táticas considerem exatamente todos os valores combinados e contratados da corporação, servem sim, e são recomendados, e até sagrados, funcionando como legítimos faróis de alvos, e faixas de chegada nas jornadas empreendidas.

Qual a diferença substancial entre ética de resultados, aquela que só serve ao resultado pelo resultado, aquela cujo business plan desce “goela abaixo” dos executivos, aquela onde a meta de vendas chega pronta de cima pra baixo, comparado com a performance do resultado ético? E, nesse ponto, os colegas filósofos da ética chegam carregados de razão. Quando temos a ética do resultado, todos os demais valores podem ou não ser contemplados nos processos decisórios e nas maneiras pelas quais o resultado será obtido, pois vem a ser a única coisa que importa e dominante. Isso será substancialmente distinto e oposto como norte ao sul, da construção ética dos resultados, ou o resultado ético.

Este último, o que nos interessa vai envolver esmero, foco e capricho inquestionáveis na preparação do plano de negócios. Significará metas de vendas negociadas em 360 graus, e conduzidas com negociações entre todos os agentes responsáveis por sua execução. Vai representar empowerment legítimo, cuja fórmula continua sendo: objetivos + responsabilidade + habilidade + estrutura e recursos + métricas e mensurações sistêmicas + feed back, comunicação e permanente recontratação.

A arte da ética nas negociações continua sendo a grande chave do maior fundamento da consciência ética, um resultado negociado, combinado, planejado, orçado, e operacionalizado, levando em consideração todos os agentes, e a regra do jogo dos valores, ou seja, aquilo que não iremos nunca fazer para atingir resultados, isso sim merece um imenso e grandioso back light na empresa: foco no resultado ético.

Fica aqui a recomendação, agregando o legítimo senso crítico dos colegas da filosofia, foco no resultado, permite relativizações e abertura para falcatruas. Porém, foco no resultado ético, esse sim nos remete à qualidade e à competência das planificações e operações de uma empresa, realizados antes do time entrar em campo. Aquilo que deve ser combinado nos treinos, nos estudos, palestras e reuniões, bem antes do jogo iniciar. E, durante o jogo, a permanente recontratação das táticas, a partir dos inexoráveis ciclos de incertezas que sempre existiram e continuarão a existir. Assim, viva a inteligência e a flexibilidade, aliados com a confiança da fundamental criatividade, e, foco na ética.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica – Notas de Aula – Gestão de Recursos 1 – 1o. semestral Como achar significado no trabalho? – Texto de David Ulrich (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2014
D S T Q Q S S
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: