A visão do novo tempo – Carlos Alberto Julio (Fonte: hsm.com.br)

26/09/2012 at 9:51 AM Deixe um comentário

Carlos Alberto Júlio, professor e empresário, afirma que é sobre o pilar da ética que se sustenta a credibilidade dos grandes gestores e negociadores

 

Para ele, quando o assunto é estratégia, a regra número um é cultivar três valores: honestidade, transparência e fair play. Júlio será um dos palestrantes do Fórum HSM Negociação 2012, evento que será realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de setembro.

Autor de Você: um Grande Negociador (ed. da Boa Prosa) e Superdicas para Vender e Negociar Bem (ed. Saraiva), Júlio aposta nas relações autênticas e na capacidade de escuta do outro como ponto de partida para se aproveitar as oportunidades de negócios. “Quem ouve com respeito é capaz de sentir-se realmente no lugar do outro, de provar de seus prazeres e de suas dores, identificando suas limitações e saberes”, afirma em seu blog.

Júlio expressa a ética que leva em conta o outro como sujeito merecedor de respeito em seu livro A Economia do Cedro (ed. Livros de Safra), no qual ressalta que a característica mais marcante da humanidade é a desigualdade, que os gestores devem perseguir o lucro que é fruto de trabalho decente e que “uma revolução sem líderes, sem cartilha e sem propaganda oficial” já começou. A essa revolução ele dá o nome de “economia do cedro”.

A metáfora do cedro

O cedro é uma árvore que, em seus três primeiros anos, alcança uma altura média de cinco centímetros, mas suas raízes avançam até mais de um metro dentro da terra. Aos quatro anos, começa a crescer cerca de 20 centímetros anuais. As primeiras sementes só vêm entre os 20 e 40 anos da planta. Na maturidade, a árvore pode chegar a 40 metros de altura e três de diâmetro.

Ele comenta: “Em alguns casos, a árvore apresentar-se-á tão larga quanto alta, constituindo uma imagem de harmonia, vigor e solidez. O cedro vive por séculos e séculos, com viço e saúde”. O cedro é paciente, persistente, lento e convicto.

“A ‘economia do cedro’ converter-se-á numa revolução de conhecimentos compartilhados, de conciliação e de inovação permanente. Tudo vai mudar, num movimento vertiginoso de destruição criativa de modelos e condutas”, afirma Júlio. Se a meta, por exemplo, é criar uma percepção positiva da organização, todos devem tomar parte na ação que tenha como pilares a oferta de qualidade com responsabilidade, ou seja, o zelo pela imagem da empresa já não é meta apenas da área de marketing.

Outro efeito que já se sente é que a grande árvore da economia recebe nutrientes de diferentes terminais. Essa metamorfose descentraliza poderes e define novos centros criativos no planeta. “Bons projetos industriais iniciados numa fábrica japonesa são aperfeiçoados na Índia, ganham contribuições na Rússia, recebem correções na Austrália e acabam recebendo um toque de design brasileiro ou mexicano”, ilustra.

O brasileiro

No Brasil, elementos da cultura nativa se fundem organicamente com a cultura dos outros. “Somos o povo do mundo inteiro, aglutinado num espetacular laboratório de convivência”, observa Júlio. Para ele, somos versáteis, criativos, solidários e conciliadores, traços que podem nos colocar em situação positiva no cenário competitivo. No entanto, segundo o autor, tendemos a tolerar a enganação e a embromação e cultivamos o provisório e certo desprezo por normas e regulações.

“Acredito piamente que a empresa esteja na base da solução para os problemas globais. No entanto, precisamos modificar condutas, redefinir missões e constituir companhias diferentes, que não sejam fontes de destruição, dor e angústia”, avalia.

REFERÊNCIAS:

JÚLIO, C. A. “Dicas para ser um grande negociador e aumentar suas vendas”. Disponível online. Acesso em 02/07/2012.

____. “Economia do cedro vs. economia da irresponsabilidade”. HSM MANAGEMENT, ed. 84, janeiro/fevereiro 2011, p. 88.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

GPR4 – Aula: Planejamento Estratégico na Prática – Material de Apoio 7 autores indispensáveis para a sua carreira. (Fonte: www.exame.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2012
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: