As “Sete Perguntas Capitais” para a garantia da previsibilidade dos resultados de sua empresa (Fonte: Livro “TQC – Controle de Qualidade Total” de Vicente Falconi)

20/09/2012 at 10:09 AM 1 comentário

1. Você tem certeza de que cada operador conhece o objetivo de seu trabalho (meta) de tal forma que ele tenha um critério para saber se o produto de seu trabalho está bom ou ruim?

2. Você tem certeza de que todas as pessoas na empresa sabem o que é padronização, o valor do padrão para o indivíduo, para a empresa e para o País? Sabe como estabelecer e melhorar um procedimento operacional? Existe este procedimento-padrão de operação?

3. Você tem certeza de que todas as pessoas (principalmente os operadores) estão bem treinadas (treinamento no trabalho – “on the job training”) de tal forma que sejam as “melhores do mundo” naquilo que fazem? O treinamento no trabalho decorre dos procedimentos-padrão de operação.

4. Você tem certeza de que todos os procedimentos-padrão da empresa estão sendo cumpridos? Esta certeza tem que ser levada às chefias pela contínua auditoria conduzida pelos supervisores, pelas auditorias regulares das próprias chefias e pelas auditorias externas.

5. Você tem certeza de que os dados utilizados no gerenciamento da empresa e que se originam dos operadores estão certos? Os operadores sabem ler as escalas? Sabem medir? Sabem conduzir cálculos básicos? E os equipamentos de medida estão calibrados?

6. Você tem certeza de que os operadores sabem inspecionar o seu próprio trabalho? Sabem separar o bom do ruim?

7. Você tem certeza de que as anomalias percebidas em todos os cantos da empresa são relatadas às chefias? Existem clima e consciência para isso? Não se esqueça de que gerenciar é essencialmente resolver problemas (anomalias). Estas anomalias (boas ou ruins) são registradas para posterior análise?

Se você respondeu bem a estas perguntas você tem uma boa manutenção dos padrões da empresa; você deve ter um custo estável (custo-padrão), qualidade estável (qualidade-padrão), prazo de entrega estável (prazo-padrão), etc.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

A “cola” acadêmica e a ética – Blog da Reitoria do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo GPR4 – Aula: Planejamento Estratégico na Prática – Material de Apoio

1 Comentário Add your own

  • 1. Ederson  |  27/09/2012 às 3:22 PM

    Muito boa esta matéria, e tenho certeza de que a maioria das empresas responderiam não para 70% destas questões. Pena, mas tenho fé que isso vai mudar e muito nos próximos anos.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2012
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: