Competição interna: isto é saudável? – Texto de Abraham Shapiro – (Fonte:www.hsm.com.br)

22/06/2012 at 1:46 PM Deixe um comentário

Benjamin Disraeli, o famoso primeiro-ministro britânico, escreveu: “Na política não existe honra”. Lamentavelmente, esse tipo de política é realidade presente em muitas companhias, e encontrada em todos os níveis da organização.

O difícil de compreender é como algumas empresas deliberadamente encorajam o espírito competitivo entre funcionários sob a ótica de que a competição é um estímulo para melhores resultados.
Segundo respeitáveis líderes esta é uma técnica equivocada e daninha. Jack Welch, por exemplo, integrou as pessoas através de seus princípios fazendo, assim, a General Electric mundial chegar a índices invejáveis de valor.

O problema é que em toda competição sempre há uma disputa pela supremacia. Tem que haver um vencedor. Mas na empresa, como acontece em muitas ações judiciais, o vencedor pode ser ainda o perdedor. E na minha opinião, em última instância a empresa perde.

Na política empresarial, entretanto, o que muitas vezes ocorre é o “vale tudo”: da insanidade à tolice. Conheci um empresário que justificou a iniciativa de alimentar a competição entre seus gerentes e incitá-los ao confronto como um meio de impedi-los a formar “quadrilhas” que roubassem a empresa. Segundo ele, isto os faria delatar colegas que se metessem em possíveis desvios.

Uma história curiosa sobre política na empresa é a daquele chefe de uma grande indústria têxtil que rapidamente superou as barreiras hierárquicas e tornou-se presidente. Quando seu filho perguntou-lhe como conseguiu esta façanha, ele respondeu: “Bem, filho. Enquanto os outros estavam preocupados em defender seu direito ao cargo, eu simplesmente passei por cima das barricadas e assumi”.

Política dentro da empresa sempre acaba assim.

Abraham Shapiro é engenheiro e psicólogo da Shapiro Consultoria. Atua como coach e consultor de dirigentes empresariais há 15 anos. É autor do livro “Torta de Chocolate não Mata a Fome – Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos”. Contatos: http://www.shapiro.com.br e shapiro@shapiro.com.br

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Drupa Tendências – Entrevista de Bruno Mortara com Frank Romano. Marketing em prol do crescimento – Philip Kotler – (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: