Pixar University: aprendizado com emoção – Elyse Klaidman (Fonte: www.hsm.com.br)

19/06/2012 at 10:41 AM Deixe um comentário

Reitora revela que metodologia é essencial para que funcionários não parem, cansem ou se entediem. O ponto-chave é a troca de ideias, o inspirar

 

No início, a Pixar University contava apenas com um curso intensivo de animação e técnica de produção de filmes, com duração de dez semanas. Todos que chegavam à empresa eram obrigado a fazê-lo, já que, naquele tempo, ninguém tinha muita experiência no mundo dos gráficos e da animação por computador. Hoje, como explica Elyse Klaidman, reitora da universidade, “a necessidade de ensinar ainda existe, porque criamos novos softwares constantemente.”

Dessa forma, a oferta curricular vai sendo ampliada progressivamente. Hoje, por exemplo, inclui um programa com status universitário em artes plásticas e em cinema, aberto a todos os funcionários, constituído de matérias semestrais, como desenho, pintura, roteiro, improvisação, desenho de personagens e teoria da cor.

Em paralelo, a empresa convida cineastas, atores, cientistas, líderes empresariais e todos os tipos de pensadores criativos para dar palestras e seminários. “Os mais recentes são os cursos de liderança, porque o crescimento constante nos obriga a desenvolver habilidades de gestão para competir no mercado”, diz Klaidman. Ao cardápio variado se somam seminários e cursos online, além de um programa de cuidados de saúde, com aulas de ioga e pilates.

Essência: novos aprendizados

Quando indagada sobre a essência da Pixar University, Klaidman responde: “Desde o início, [o CEO] Ed Catmull acreditava na importância da aprendizado ao longo da vida. O objetivo, o ponto-chave é a troca de ideias, o inspirar. Não paramos, cansamos ou entediamos. Pelo contrário: é sentir a emoção de aprender algo novo todos os dias.”

O que os cursos têm de especial? Por um lado, como é possível a livre escolha, funcionários de diferentes setores se encontram em seminários e conferências, o que ajuda a criar uma cultura coesa. Por outro lado, argumenta Klaidman, são projetados para atender as necessidades e desejos de aprendizagem da comunidade. “Temos condições de captar as preocupações dos funcionários, porque eles nos dizem o que querem aprender de forma espontânea, ou mesmo o que eles estão dispostos a ensinar. Em suma, procuramos oferecer experiências criativas que serão atraentes, para inspirar e encorajar a compartilhar”, conclui.

HSM Management 93

As repórteres Viviana Alonso e Mariana Lima visitaram a sede da Pixar em Emeryville, Califórnia, e produziram um artigo para a edição julho-agosto de HSM Management.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Pesquisa mostra que e-books JÁ representam 7% dos gastos com livros nos EUA Palestra Flávio Botana – “Investir ou não em novas tecnologias” – 11º InformAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: