A cidade, o cidadão e o grande evento – Texto de Kleber Mazziero (Fonte: www.hsm.com.br)

08/06/2012 at 6:44 PM Deixe um comentário

A dois meses da Olimpíada de Londres, Kleber Mazziero, professor da ESPM, faz uma breve análise, um alerta e uma amedrontadora previsão

A análise

Quando estávamos a um ano do início dos jogos, estive em Londres para a realização do documentário London, 1 year to go. A cidade estava preparada. A arena das disputas do basquete e do vôlei, o velódromo, o estádio olímpico e a vila olímpica, quase prontos; o complexo aquático, pronto. O orçamento nem de longe fora extrapolado; em verdade, sequer atingido. A cidade cumpriu o seu papel.

O cidadão londrino, por sua feita, andava um tanto reticente. À espera do grande evento: não demonstrava ansiedade e aguardava serenamente pela chegada do momento da grande festa do esporte. Voltaremos a Londres em julho de 2013 e produziremos outro documentário a fim de constatar qual o legado dos jogos para a cidade e o cidadão. Vamos ao Rio de Janeiro um ano antes e um ano depois. Veremos como as duas cidades e seus cidadãos se comportam diante do grande evento esportivo.

O alerta

Durante nossa estadia em Londres pudemos notar que a mais premente dificuldade da organização dos jogos está na questão do transporte público. Nosso filme alerta isso e não custa nada reforçar: a brilhante ideia de levar a construção do Estádio Olímpico, da Vila Olímpica, das atenções todas, enfim, para Stratford, uma zona menos favorecida da cidade, esbarra num problema grave: o espectador tem de ir até o local. E lá é longe a beça!

A previsão

Nós, pobres espectadores das transmissões esportivas das emissoras de televisão brasileiras (aberta e fechada), ficaremos à mercê de expressões chãs como: “espírito olímpico”, “superação”, “garra”, “fulano é um guerreiro” a “beltrano pulverizou o recorde”. Todas elas bradadas por narradores que mal sabem sobre o que estão a falar ou o que aquilo significa. Enfim, ouviremos os despreparados.

E pensar que Shakespeare nos alertou há tanto tempo: “Estar preparado é tudo”.

Kleber Mazziero, cineasta e professor da ESPM

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica – Apresentações dos TCCs – 8º Semestral Os 7 erros mais comuns de um profissional mal sucedido – Texto de Marcos Morita – Fonte InformaMidia Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: