Você é um bom ator? – Texto de Adriano Silva (Fonte: www.manualdeingenuidades.com.br)

25/05/2012 at 12:24 PM 1 comentário

Quer ser um executivo? Aprenda a atuar

A vida corporativa requer “acting” – que é a arte de atuar, de representar um papel. Toda relação humana requer essa habilidade, em alguma medida – mas a vida nas grandes empresas extrapola essa demanda. Quanto mais políticas são as empresas – e me aponte uma que não seja – mais essa necessidade de saber se colocar bem no palco se impõe. É isso mesmo, meu amigo e minha amiga ingênuos: executivos são grandes atores.

Atuar não é tão simples quanto parece. Os sorrisos que você dá no palco não são autênticos, espontâneos (a espontaneidade costuma ser letal no escritório), mas eles também não podem ser fingidos – o ator canastrão, na vida corporativa, é pichado como falso. E só uma coisa é pior do que dizer a verdade no mundo do trabalho: ser visto como falso. É um paradoxo. Mas é isso mesmo. O problema da sinceridade é que ela incomoda pelas verdades que expõe. O problema com a falsidade explícita é que ele incomoda pelas mentiras que expõe – afinal, todo mundo ali naquele ambiente é “falso”, é sócio nessa “falsidade” tácita. E num ambiente em que todos estão atuando – fingindo dizer a verdade e buscando ser convincentes nesse intento – um canastrão meio que levanta o pano e revela o palco, o script, a maquiagem, enfim, os elementos cênicos que estão regendo aquele convívio. O mau ator, inadvertidamente, estraga o jogo de todos, mostra com sua interpretação canhestra de si mesmo naquele ambiente que todos aqueles gestos e aquelas falas pretensamente francos são na verdade movimentos estratégicos, bem calculados, desempenham uma função e tem um objetivo.

Executivos atuam para operar, orquestrar seus intentos. Atuam para sobreviver. Para buscar saber mais do outro – sempre um adversário em potencial – se expondo o menos possível. É uma esgrima. Atuar, no escritório, é uma ferramenta competitiva. Uma questão de sobrevivência. Executivos de sucesso, aqueles que se dão bem, são os que sabem se preservar e esnucar os outros, os que não dão ponto sem nó e que jogam xadrez 24/7. Os demais são os transparentes. Os sinceros. Os honestos. Os que se precipitam e dizem a verdade. Os que não pensam dez vezes antes de falar. Os que não projetam cinco jogadas à frente antes de agir. Os que fazem o que lhes parece correto, de modo lépido e ingênuo. Os que muitas vezes pensam antes no negócio e na empresa do que neles próprios e em suas carreiras. Esses são os que não se dão bem.

O mundo dos negócios, eis o meu ponto, é feito de literatura – às vezes da pior qualidade – muito mais do que de jornalismo. Nosso dia a dia é um roteiro de ficção e não de documentário. Vivemos numa grande novela mexicana – ou brasileira. Numa dramaturgia na maioria das vezes opaca e esteticamente pobre. Eis a vida como ela é.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

O processo de reação a mudanças – Texto de Abraham Shapiro (Fonte: www.hsm.com.br) DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE GESTÃO EVOLUTIVA PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA APOIADO NA TEORIA DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW – Flávio Botana

1 Comentário Add your own

  • 1. J.C.Cardoso  |  25/05/2012 às 1:25 PM

    Já me ferrei uma vez numa empresa (na qual trabalhei pouco tempo), porque minha cara “me traiu”. Falávamos de um prestador de serviços que era amigo de um dos donos e que eu já conhecia (infelizmente), do qual trago más lembranças dos serviços.
    Quando o nome foi mencionado numa conversa, meu rosto involuntariamente, deve ter esboçado uma cara feia, porque um dos sócios falou: “não sei porque todas as vezes em que mencionamos o nome dele [o prestador], as pessoas torcem a cara, como V. fez”.
    Decididamente, não sei ser ator.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


maio 2012
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: