Afeto, dinheiro e poder na Empresa Familiar – Texto de Eduardo Najjar (Fonte: www.exame.com.br)

09/05/2012 at 11:53 AM Deixe um comentário

Afeto, dinheiro e poder, varáveis que compõem as relações entre membros de famílias empresárias, precisam ser analisadas e avaliadas a todo o momento.

O exercício saudável dos princípios que regem as relações de afeto entre familiares, a forma como as pessoas lidam com o dinheiro e com o poder, pode levar uma Empresa Familiar ao sucesso.

Filosoficamente, há controvérsias na correlação entre felicidade e sucesso.

No entanto, note:  famílias empresárias com ambiente harmonioso entre a maioria de seus membros, são fortes candidatas a gerar Empresas Familiares de sucesso, e não o contrário.

Puxe pela memória e lembrará de casos de Empresas Familiares de sucesso que já saíram do mercado. Aprofunde a análise e descobrirá que em 90% dos casos, o fracasso foi causado por problemas entre membros das famílias que as controlavam, e não por problemas na gestão.

A ilusão de superioridade que bons resultados econômico-financeiros oferecem à família empresária, não resiste a eventuais escaramuças entre pais e filhos, genros e noras, sobrinhos e tios, e assim por diante.

Afeto é a qualidade que atua como amálgama da convivência entre familiares.  Exercitado por décadas, gera familiares emocionalmente desenvolvidos.

Dinheiro é o responsável por materializar a forma de pensar e agir das pessoas, em geral.

Poder é a ilusão de controle que surge nos ambientes com baixas taxas de comunicação assertiva, e altas taxas de atitudes arrogantes.

Nos casos em que pressões familiares são colocadas acima dos rumos da Empresa, o trinômio Afeto-Dinheiro-Poder abrevia a saúde do patrimônio da família e, quase sempre, a passagem de seus negócios para a próxima geração.

As chances de bons resultados na sucessão do patrimônio e dos empreendimentos familiares crescem, à medida que as necessidades da Empresa, são colocadas à frente dos interesses e pressões da família controladora.  Ou seja, nas ocasiões em que Afeto-Dinheiro-Poder são aspectos utilizados com disciplina e clareza de objetivos, pela maioria dos membros da família empresária.

Como a relação Afeto-Dinheiro-Poder vem atuando na sua família ?

Caso uma “pequena luz vermelha”  permaneça acesa em sua mente, a partir deste momento, inicie esta discussão com seus parentes mais próximos, ou com aqueles mais lúcidos.

Valerá a pena, eu garanto!

 

Eduardo Najjar:  expert brasileiro emFamily Business. Consultor e palestrante associado da Empreenda, coordenador do GrandTour Family Business Internacional. É professor na ESPM.

blogdomanagement@empreenda.net

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Drupa: Parceria entre fabricantes de impressoras digitais e offset (Fonte: http://senainadrupa.blogspot.com.br) O estresse no ambiente corporativo – Texto de Mari Cordeiro (Fonte: InformaMidia Comunicação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


maio 2012
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: