O Primeiro dia de um Líder – Texto de Renato Ricci (Fonte: www.exame.com.br)

27/03/2012 at 11:34 AM 1 comentário

Finalmente você foi promovido, ou promovida. É momento de celebrar. Talvez você ja esperasse isso, ou talvez tenha sido uma surpresa, ou um susto. Segunda-feira é o seu primeiro dia à frente de sua equipe. Que frio na barriga! Como fazer? Ou o que não fazer?
Não acredito em receita de bolo para aprendizado da liderança, mas não é difícil sugerir algo. Pensei nos momentos atuais, onde cada vez mais, jovens são colocados na jaula dos leões.

Para eles segue a minha lista de dicas para um primeiro dia.

Dica 1 – Comece pelo começo. Apresente-se, diga bom dia (mesmo se isto for contra a sua índole), olhe as pessoas nos olhos, conecte-se, esteja aberto.

Dica 2 – Não comece pelos problemas, diminua a sua ansiedade em impor seu estilo. Que tal descobrir quais são as coisas bacanas que sua equipe já fez no passado? Quem sabe descobrir logo de cara um novo talento.

Dica 3 – Não queira parecer o que você não é – seja sincero e objetivo, explique seu estilo e como você opera (claro, se você souber…).

Dica 4 – Ouça mais, fale menos. Deixe todo o seu potencial para depois, quem sabe sua equipe não esteja ansiosa para compartilhar com você os assuntos do momento. Ouça com carinho, não finja jamais estar ouvindo – todos percebem!

Dica 5 – Faça boas perguntas. Boas perguntas são aquelas que geram reflexão, que fazem as pessoas saírem de seu modelo mental fechado, obrigando-as a pensar de forma mais ativa.

Dica 6 – Não critique o trabalho ou os métodos de seu antecessor. Muitas vezes isso pode ser uma agressão direta a outros que co-criaram aquilo. Deixe seu lado de solucionador de todos os problemas para depois.

Dica 7 -Alie-se aos mais velhos e experientes – que tal um bom papo e uma descoberta de suas experiências. Eles não tem a sua velocidade nem a sua ambição? Não se preocupe talvez um dia você também seja assim – respeite o tempo e o momento deles.

Dica 8 – Não tire conclusões precipitadas. As pessoas precisam de tempo para entender você e você precisa de tempo para entender as pessoas.

Dica 9 – Não trabalhe além do estipulado. Novos líderes tendem a querer demonstrar competência com longas jornadas – o que fazem é começar a criar problemas no futuro, fuja dessa armadilha.

Dica 10 – Alinhe sua comunicação com o estilo de sua equipe. Como a equipe interage? O que funciona bem? O que deve ser melhorado? Quais novos canais de comunicação você pode explorar?

Dica 11 – Almoce com alguém. Não isole-se – esse é o momento mais chato para você e provavelmente para o seu grupo.

Dica 12 – Divirta-se. Se não conseguir achar nada divertido, reflita se realmente você está no local correto.

Dica 13 – Não desista, talvez o divertimento apareça, do nada, no segundo dia…

Renato Ricci tem atuado como consultor, coach e palestrante nos últimos 20 anos. Seu foco é gestão positiva, o mesmo tema deste blog. Escreveu vários livros sobre gestão e carreira, entre os quais Liderando na Crise (NewBook) e Daring To Be Different (Quality Press). renato@renatoricci.com.br

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

GPR4 – 6º Semestral – Material de Apoio – Exercício “Redução de Quadro por Questões Financeiras” Como se manter um bom candidato mesmo desempregado – Texto de Isabel Kopschitz (Fonte: oglobo.globo.com)

1 Comentário Add your own

  • 1. iva  |  01/09/2012 às 8:59 PM

    ola muito obrigada suas dicas me ajudaram m
    uito

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2012
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: