Kraft e TerraCycle reduzem impacto de embalagens no ambiente (Fonte: www.hsm.com.br)

01/02/2012 at 10:30 AM 1 comentário

Empresas promovem ação recorde para chamar atenção ao descarte de resíduos e para incentivar o reaproveitamento

O “Esquadrão Verde Tang”, uma parceria entre a alimentícia Kraft Foods e a TerraCycle, empresa pioneira em processo de “upcycling” (criação de novos produtos com a valorização visual de embalagens de produtos antigos difíceis de serem recicladas), trouxe um importante processo para reuso de embalagens de refrescos em pó.

A partir do desafio de dar um destino sustentável a milhões de embalagens de refresco recebidas todos os anos pelo mercado, a TerraCycle Brasil criou, em 2010, a Brigada Tang: 1.959 times de coleta formados por mais de 170 mil pessoas.

O projeto sensibiliza escolas, empresas, escritórios, comunidades e uma grande variedade de organizações realizar esforços e gincanas de coleta de resíduos diversos.

As crianças são convidadas a integrar os esquadrões por meio da internet e recebem uma carteirinha virtual, que é atualizada com medalhas de acordo com a participação da criança em cada uma das atividades propostas.

Recorde Sustentável

O projeto ganhou notoriedade mundial ao ingressar no Guinness Book, no ano passado. Com cerca de um milhão de embalagens do refresco em pó, as crianças participantes construíram a maior escultura feita de material reciclado do mundo: um robô com mais de 15 metros de altura. (Veja o vídeo da açãohttp://www.youtube.com/watch?v=6zwPVNQVU4I)

Para Bruno Massote, presidente da TerraCycle no Brasil, “a ação ajudou a ressaltar’ a importância de recolher as embalagens e as crianças sentiram, mais do que nunca, parte do projeto, contribuindo para uma mudança na forma de pensar e agir dessa nova geração”, avalia.

O material do robô, após desmontado, será utilizado para a construção de novos mobiliários para o Parque do Carmo, em São Paulo.

Responsabilidade compartilhada

O Programa de Brigadas paga R$ 0,02 por cada embalagem coletada e enviada e o valor total arrecadado é passado para uma escola ou organização sem fins lucrativos escolhidas pelo próprio time de coleta.

Cada “brigada” constituída pela TerraCycle é batizada com o nome do item cuja coleta será feita – existem brigadas para latinhas, garrafas PET, uma variedade de embalagens plásticas e outros.

Realidade brasileira

De acordo com o governo federal, a população brasileira descarta 161.084 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. Dos 97% de resíduos domésticos que são recolhidos, somente 12% é reciclado.

Apoio: Ideia sustentável.

Portal HSM

Anúncios

Entry filed under: Geral.

CTPR1 – 5º Semestral – Notas de Aula – Qualidade na Indústria Gráfica – Garvin Você já destruiu uma reunião? – Texto de Adriano Silva ( Fonte: www.manualdeingenuidades.com.br)

1 Comentário Add your own

  • 1. J.C.Cardoso  |  01/02/2012 às 10:32 AM

    Muito mais bem bolado do que a proibição de sacolinhas plásticas.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan   mar »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: