Confiança: relação entre motivação e incerteza – Texto de Marcelo Bastos “Marcelão” (Fonte: www.hsm.com.br)

17/01/2012 at 10:00 AM Deixe um comentário

No ano passado, recebi o desafio de gerenciar uma equipe nova com um novo propósito dentro da diretoria em que trabalho no Banco do Brasil. Uma equipe nova com um desafio novo é um caso clássico de projeto que precisa começar pela configuração da equipe, identificando quais as competências e talentos necessários, passando pelo estabelecimento da visão de futuro para esse desafio e finalizando com a implementação dessa visão.

Como já escrevi em outros posts, o trabalho do gerente envolve muita ambiguidade. Ele precisa promover a mudança ao mesmo tempo em que busca a estabilidade, sendo que tudo isso deve ser desenvolvido de forma equilibrada. Não deve ser um equilíbrio do tipo 50% mudança e 50% estabilidade, mas de forma dinâmica, ora pendendo um pouco mais para a mudança, ora pendendo um pouco mais para a estabilidade. É preciso oscilar entre o reino do caos, favorável ao surgimento da criatividade principalmente em tempos de mudança, e o domínio do caos e a busca da ordem e estabilidade. Ordem demais deixa o trabalho rígido e distante, enquanto ordem de menos impede que as pessoas funcionem.

Esse cenário é facilmente percebido em situações como esta em que me encontro. Em cenários como esse, o desafio do novo geralmente coloca as pessoas muito motivadas, mas, por outro lado, a incerteza é muito alta, justamente porque não há ainda uma rotina definida ou uma certa estabilidade que facilite as pessoas visualizarem que funções elas desempenharão. Apesar da motivação alta, a incerteza ainda é muito grande, portanto a confiança em realizar os projetos e as tarefas é baixa nesse momento.

O problema é que, à medida que o tempo passa, a motivação alta do início, ressaltada pelo desafio, começa a cair porque essas pessoas podem não conseguir conectar o trabalho realizado no cotidiano com a visão de futuro estabelecida, o que acaba por aumentar ainda mais a incerteza. Nesse contexto, tenho me preocupado em encher as pessoas da equipe de informações. Para isso, criei um documento que chamei de “plano geral da equipe”, que contém a visão que tenho para nosso trabalho, não só de forma textual, mas também com figuras que tangibilizassem o que proponho fazer. Também utilizei referências de outras empresas para servir de benchmarking para o nosso trabalho.

Outro aspecto importante nessa fase é conversar bastante. É necessário estar o mais próximo possível das pessoas da equipe e, nessa hora, nada é melhor do que uma conversa olho no olho. Afinal de contas, não inventaram ainda banda larga mais rápida e eficiente que o contato humano para se transmitir uma mensagem ou contar uma história. Procure relatar casos de melhores práticas a sua equipe, estabeleça cenários. Uma narrativa, contada em forma de história como nos quadrinhos, pode trazer grandes insights sobre sistemas complexos.

Mas o principal trabalho do gerente nesse momento de formação da equipe é justamente passar confiança para os membros. Confiança de que é possível chegar ao destino estabelecido pela visão definida, mostrando a evolução, mesmo que pequena, e sabendo identificar oportunidades de mostrar essa evolução de forma visual.À medida que você consegue transformar a visão em algo mais tangível, mais rotineiro, a motivação inicial da equipe começa a ser resgatada, pois as pessoas começam a conectar suas atividades cotidianas com a visão estabelecida.

Em um mundo empresarial cada vez mais complexo, a incerteza é a única certeza que podemos garantir. Trabalhar pela redução dessa incerteza e conciliar com o trabalho motivador é o grande desafio das lideranças das empresas. Afinal de contas, confiança é resultado de uma motivação alta e de uma incerteza baixa.

Anúncios

Entry filed under: Gestão. Tags: .

Realidade aumentada cresce como estratégia de marketing no mercado brasileiro (Fonte: www.hsm.com.br) O plano de ação só agrega valor quando une e engaja pessoas (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: