O futuro não tão distante da gestão empresarial – Gary Hamel (Fonte: hsm.com.br)

03/01/2012 at 9:30 AM Deixe um comentário

Guru norte-americano discute mudança irrevogável nos valores da sociedade e como a gestão pode se adaptar a esse novo contexto

O guru norte-americano Gary Hamel, eleito pelo Wall Street Journal como o pensador mais influente do mundo dos negócios, propõe uma reinvenção dos métodos de gestão rumo à gestão 2.0.

Hamel falará sobre o conceito de Gestão 2.0 e o futuro do management durante sua apresentação em 27 e 28 de março de 2012, no Fórum HSM Gestão e Liderança. O especialista comenta o modo como grandes empresários, no começo do século passado, criaram conceitos de gestão e hierarquia visando responder a uma questão central: “como tornar seres humanos em robôs semi-programáveis”.

No modelo de gestão 1.0, como apelidou, valores como a confiança, a previsibilidade, a disciplina, o alinhamento e o controle formaram uma gestão tradicionalista e um sistema praticamente feudal, segundo o guru.

Com o aparecimento de novos problemas e questões a responder e solucionar, Hamel situa as problemáticas atuais em três grandes grupos.

Velocidade das mudanças: o que está mudando é o próprio ritmo das mudanças. Desafios empresariais não mais levam gerações para entrar no foco dos negócios e no caso de alguns deles, sua intensificação tem sido exponencial, como o acesso à internet ou preocupações a respeito das emissões de CO2.
Hiper-concorrência: até alguns anos atrás, diversas barreiras protegiam as margens de muitas companhias. Monopólios, marcos regulatórios, domínio tecnológico e restrição do acesso ao crédito estavam entre os fatores que mantinham os negócios concentrados nas mãos de alguns poucos grupos. No entanto, com a queda de tais valores, empresas se veem em um embate diário para manter margens e posicionamento. Para ele, a única maneira de se enfrentar isso é por meio da inovação.
Conhecimento como commodity: As vantagens advindas da gestão do conhecimento se dissipam cada vez mais rápido. A questão hoje em dia, para Hamel, não mais reside nas vantagens de know-how possuídas hoje por uma empresa, mas em quão rápido uma empresa pode produzir conhecimento.

O Management 2.0

A hierarquia feudal da Gestão 1.0 não mais se aplica. “Muitas empresas falam em virar a pirâmide (hierárquica) de cabeça para baixo”, diz ele, mas afirma que poucas realmente o fazem.

Nesse sentido, a internet apareceu como um meio onde as relações hierárquicas tradicionais se dissociam e desorganizam, ao mesmo tempo abrindo espaço para novas relações, as quais exaltam alguns novos valores-chave para a gestão:

• Abertura e transparência
• Meritocracia
• Flexibilidade
• Colaboração

O advento da web acaba trazendo tais valores para as organizações, uma vez que a internet já possui caráter inovador, colaborador e de engajamento. Do ingresso desses novos valores surgem as premissas do Management 2.0, que segundo Hamel mudarão a forma que empresas criam estratégias, tomam decisões e medem resultados.

Portal HSM

REFERÊNCIAS:

HAMEL, Gary. “Reinventing the Technology of Human Accomplishment” – Aula-apresentação na Universidade de Phoenix, Arizona. Maio de 2011. Disponível online em http://www.youtube.com/watch?v=aodjgkv65MM&list=PL6F70A2323FA11D4D&index=1&feature=plpp_video
HAMEL, Gary e BREEN, Bill. “The Future of Management”. Audiobook.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Planos para 2012: Como Construir a Carreira dos Sonhos? – Erika Andersen (Fonte: http://olhardigital.uol.com.br) “As empresas são cada vez mais responsáveis pela formação de talentos” – Trecho da Entrevista de Ram Charan para a Revista HSM Management (Edição 81)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: