Liderar a geração Y? Como? – Texto de Sidnei Oliveira (Fonte: www.exame.com.br)

06/12/2011 at 11:10 AM 4 comentários

Os modelos de liderança adotados pelas empresas nos últimos 20 anos conduziram os gestores a manterem total foco em processos e resultados. Eles foram preparados, pressionados e cobrados nessa direção e, como consequência, um dos principais pilares da liderança – a gestão de pessoas – foi transferido para os departamentos de RH nas empresas. Claro que esse aspecto não é negativo, afinal, a gestão de pessoas precisava de uma visão especializada e competente também.

De fato, houve alguns avanços, que somente foram possíveis depois do envolvimento direto dos RHs. Imaginem o que seriam as empresas hoje, sem as avaliações 360o, as políticas de benefícios e o desenvolvimento profissional por competências. Contudo, é necessário lembrar que os RHs sempre tiveram suas limitações.

As ferramentas desenvolvidas nesse período jamais foram suficientes para contemplar todos os aspectos na gestão de pessoas, por isso, esse sistemático afastamento, omissão ou descompromisso entre os gestores e as suas equipes criou um cenário inusitado, onde o fator mais visível é um paradoxo para as novas gerações de profissionais – a geração Y.

Atualmente, os jovens precisam dispor de muito tempo em desenvolvimento acadêmico para atender a crescente demanda por profissionais mais qualificados. O efeito mais visível é que, justamente por focarem em seus estudos, os jovens começam a trabalhar mais tarde, apresentando uma imaturidade corporativa inédita e que desafia justamente os gestores, que, pressionados por resultados, exigem dos RHs, pessoal mais qualificado. Sem outra ferramenta disponível, os RHs optam por aumentar as exigências acadêmicas nos processos seletivos, aprofundando ainda mais o quadro de imaturidade dos jovens.

Não há outra forma de sair desse paradoxo senão através do resgate dos princípios de mentoria, uma vez que os modelos tradicionais perderam força diante dos comportamentos e características da geração Y.

Nos dicionários, mentor é definido como “um conselheiro sábio e confiável de uma pessoa inexperiente”, ou seja, o mentor não manda, sugere. Ele orienta, guia, mostra o caminho e as opções possíveis, deixando o mentorado fazer a escolha que julgar ser a melhor.

O papel do mentor é de alinhar os interesses do mentorado com o plano estratégico da empresa e com o plano de carreira individual, que ele pode e pretende trilhar. O mentor tem a perícia de descobrir jovens talentos, para tê-los como aprendizes e juntos cuidarem com extrema profundidade do crescimento pessoal e profissional.

Diante de todas essas atribuições, será que já não está passando da hora de revermos os modelos de liderança?

Sidnei Oliveira é expert em conflito de gerações e redes sociais. Consultor e palestrante da Emprenda, escreveu “Geração Y: o nascimento de uma nova geração de líderes”.blogdomanagement@empreenda.net

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Workshop – Planejamento Estratégico para uma Era de Incertezas – Palestras Flávio Botana Workshop – Planejamento Estratégico para uma Era de Incertezas – Palestras José Pires

4 Comentários Add your own

  • 1. J.C.Cardoso  |  08/12/2011 às 9:48 AM

    Botana. Por favor, corriga no início do 2° parágrafo o “De fato, houveram”… para “De fato, houve” ou “De fato, houvera” (se quiser usar o mais-que-perfeito.
    “Houveram”, no caso em questão, está gramaticalemente “bola-fora”, pois verbo haver com o sentido de exisitr é sempre na primeira pessoa do singular.
    Ou então, troque para existir (o que permite flexão): “De fato, existiram…”
    ;o)

    Responder
    • 2. flaviobotana  |  08/12/2011 às 11:32 AM

      OK. Obrigado

      Responder
  • 3. J.C.Cardoso  |  08/12/2011 às 9:49 AM

    Acabei errando também: “corrija”, no lugar de “corriga”…
    rsrsr

    Responder
  • 4. J.C.Cardoso  |  08/12/2011 às 1:47 PM

    Por nada. OK.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: