Os sete estilos de liderança: como desenvolver e potencializar o seu estilo baseado nos grandes líderes – Rodrigo Ventre

01/12/2011 at 11:17 AM Deixe um comentário

Conheça os sete tipos de líderes e saiba como desenvolver cada estilo para obter sucesso pessoal e organizacional

Seja em uma multinacional, numa equipe de esportes ou em uma pequena empresa, os líderes estão por todos os lados, podem ter diferentes personalidades, níveis de formação e diversos motivos para liderar. Nos últimos 60 anos, o mundo e as empresas mudaram muito, o que traz à tona a necessidade de novas abordagens de lideranças nas organizações. Por isso desenvolver o seu estilo de liderança para melhor compreender e adaptar os seus próprios estilos é essencial para o sucesso pessoal e organizacional.

Segundo o sócio-diretor da Vitadenarium Consultoria e consultor em gestão de negócios, pessoas e processos, Rodrigo Ventre, todos nós temos as sete qualidades presentes nos diferentes tipos de líderes, o que irá diferenciar é qual qualidade se desponta mais em cada pessoa. “O desafio de trabalhar a liderança é buscar esse equilíbrio. Os lideres, pela natureza da sua atuação, diariamente se deparam com desafios no lidar com as pessoas, metas a serem atingidas, conflitos entre outros. Ou seja, além dos aspectos técnicos e processuais, precisam acima de tudo saber lidar com questões relacionais, motivacionais e estratégicas”.

A evolução histórica das organizações acompanha os desafios e a evolução do processo de liderança. Nos anos 50, havia o impulso da industrialização, quando os líderes se caracterizavam por ser mais autoritários e com o foco voltado para os recursos; a relação da empresa com as pessoas era de empregado. Na década de 70, as empresas queriam melhor se estruturar, com a chegada da chamada reengenharia e da ISO o líder começou a gerenciar com o foco em organização e gestão de processos; a relação da empresa com as pessoas era de funcionário.

Já nos anos 80, as empresas e suas lideranças além de levar em consideração as metas que tinham que ser cumpridas, começam a dar mais importância no valor de se investir nas pessoas, assuntos como motivação, trabalho em equipe e qualidade de vida no trabalho começam a ficar em voga, é quando surge o conceito do líder facilitador; a relação da empresa com as pessoas começa a ser de colaborador. A partir da década de 90, com uma visão mais ampliada não só das pessoas, mas dos propósitos, o líder servidor começa a levar em consideração um todo maior, desponta o conceito de responsabilidade social e, com o foco em propósito e identidade, começa a surgir uma relação de parceria entre a empresa e as pessoas.

Com a chegada do século XXI começa a ganhar mais visibilidade o conceito da sustentabilidade, a busca por uma visão sistêmica e da atuação em redes, com isto cada vez os limites entre as organizações, as pessoas e a sociedade parecem ser menores. Neste cenário podemos falar hoje do conceito do líder planetário ou quântico, aquela pessoa que não serve somente à causa de um grupo ou organização, mas a um bem comum e maior através de uma organização ou mais.

TIPOS DE LÍDERES
1) Visionário: Focado no futuro e no longo prazo, nos macro objetivos, idealista, consegue conduzir a equipe aos objetivos que está enxergando.
Risco: perder um pouco o agora e o senso de pé no chão. Pode ser ‘desligado’, rígido e menosprezar coisas importantes do dia a dia.
Ex: Juscelino Kubitschek / Bill Gates

2) Planejador/Estrategista: Tem visão do todo, gosta de planejar e delegar, sabe escolher as pessoas certas. Estrutura todo o processo, colocando metas, prazos e responsáveis.
Risco: focar demais no planejamento e não levar para a ação.
Ex: Tancredo Neves / Alexandre o Grande

3) Empreendedor/Autoritário: Mais voltado para a ação, faz acontecer, é um realizador, muito focado em metas e resultados.
Risco: virar um trator, não delegar as tarefas e estressar a equipe.
Ex: Roberto Justus

4) Cuidador/Afetivo: Foco nas pessoas, é atencioso e um bom gestor de equipes pois sabe lidar com o lado humano.
Risco: ficar muito subjetivo, falta ser mais um pouco mais firme quando precisa.
Ex: Oprah Winfrey

5) Inovador: Criativos, rápidos, flexíveis e inventivos. São apaixonados por novas idéias, trazem sempre novas soluções e formas de pensar.
Risco: ficar sem foco, sempre com muitas demandas ao mesmo tempo, falta planejamento e definição de objetivos a médio e longo prazo.
Ex: Steve Jobs

6) Controlador: Líder minucioso, detalhista, quando pede para alguém fazer alguma ele mapeia e controla, é muito bom para processos.
Risco: ficar muito conservador, não abrindo espaço para o novo.
Ex: José Ermírio de Moraes

7) Ideal: É como um grande regente, um líder que as pessoas tendem a seguir naturalmente, sem precisar se impor. Mais que motivar sabem inspirar pessoas e ajudam a gerar boas idéias. São integradores, conseguem ter um pouco de cada um dos estilos, usando cada característica conforme o que o momento pede.
Risco: ter uma vaidade sutil, deve aprender que mais importante do que brilhar é que a sua luz ajude a iluminar outros.
Ex: Nelson Mandela

Fonte: Com Você Comunicação – http://www.comvocecomunicacao.com.br

(Obrigado JC)

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Seminário ABTG: “Planejamento Estratégico para uma Era de Incertezas” com Flávio Botana e José Pires William Ury: Negociação baseada em ganhos mútuos (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2011
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: