Networking: Construa a sua rede de relacionamentos – Texto de Paulo Araujo

14/11/2011 at 10:01 AM Deixe um comentário

As melhores vendas surgem por meio de indicações de colegas e conhecidos, mas muitos só se lembram de acionar seus contatos somente na hora de buscar uma nova colocação ou naquele último momento para atingir uma meta, o que é um grande erro. Vamos ver alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.

1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. O Facebook, LinkedIn e os softwares de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Sugiro que tenha no mínimo os seguintes dados dos contatos: nome completo (coloque em destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada), empresa e cargo; telefone comercial e celular, endereço de e-mail, temas de interesse e data de anivers

2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes e com quem você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os contatos de amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de opções aumenta consideravelmente.

3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos. Muito de seus contatos pode ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou fornecedores, treinamentos ou ainda em atividades sociais. Nada de apelidos íntimos ou de relatar situações constrangedoras.

4. Faça bom uso do e-mail e do MSN. O envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua demissão e ter inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens em que nada agregam no desenvolvimento das pessoas.

5. Mantenha um networking saudável:
► na data do aniversário envie uma mensagem curta e escrita por você. Nada de cartões virtuais!
► envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como vendas, marketing e gestão de carreira são sempre bem vindos e servem a todos.
► quando o contato faz qualquer tipo de solicitação sempre responda. Mesmo que você não possa ajudar

Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!

http://www.pauloaraujo.com.br

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CTPR1 – 5º Semestral – Material de Apoio – Entrevistas Jim Collins e Peter Senge (Fonte: Revista HSM Management) Dorothy Leonard: O conflito produtivo do conhecimento – ExpoManagement 2011 (Fonte: hsm.com.br)

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