Liderança e Valores da Próxima Geração – Texto de César Souza (Fonte: www.exame.com.br)

25/10/2011 at 12:02 PM Deixe um comentário

Assim como os times de futebol têm dificuldade em manter seus melhores jogadores, as empresas também terão dificuldade em atrair e reter aqueles talentos da próxima geração com potencial de liderança, pois esses possuem valores e atitudes muito diferentes sobre o trabalho e sobre a vida em geral.

A geração que desponta nas posições de linha de frente das empresas é, sem dúvida, mais bem preparada que a anterior, mas defronta-se com um mundo mais volátil. Essa volatilidade ocorre não só na esfera externa, fruto da globalização e dos avanços tecnológicos já descritos acima. A volatilidade ocorre principalmente no sistema de valores, onde parecem desmoronar conhecidas verdades sobre a motivação no trabalho, lealdade, comprometimento e… liderança!

A próxima geração é menos identificada com qualquer empresa específica. Seus integrantes pensam mais como profissionais independentes que possuem empregabilidade e que podem se mover, se não se sentem felizes onde estão, com uma velocidade proporcional ao seu talento. Como a tecnologia democratizou os meios de produção, tornou-se possível para um número crescente de pessoas adquirir seus instrumentos de trabalho sem depender de uma grande empresa. O atual dono dos meios de produção passa a ser quem detém o conhecimento. Não será mais, como no passado, o dono da terra, das máquinas ou do capital. O conhecimento é cada vez mais portátil e migra com quem tem a capacidade de criá-lo.

Em qualquer circunstância, a Inovação, Flexibilidade e Agilidade serão as marcas registradas da Era dos Serviços no século 21. O que não pode ocorrer é tentar atuar no novo jogo da liderança usando as velhas regras da Era do Comando. Ela está ficando tão fora de moda quanto o cartão de ponto, que foi tão útil nos tempos da economia industrial quando a presença física era a forma de medir a produtividade das pessoas.

César Souza é um dos mais respeitados consultores sobre gestão, liderança e estratégia. Escritor e palestrante, preside a Empreenda Consultoria. Escreveu “Você é o líder da sua vida”.
blogdomanagement@empreenda.net

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

CTPR1 – 5º Semestral – Notas de Aula – Análise e Solução de Problemas Planejamento gera qualidade de vida em grandes centros – Walter Longo – (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2011
D S T Q Q S S
« set   nov »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: