O doce chocolate amargo – Texto de Sidnei Oliveira (Fonte: www.exame.com.br)

23/09/2011 at 11:55 AM Deixe um comentário

Quando percebi, já havia passado metade do ano. Mais um semestre acabou. E agora, novamente o cenário é de crise total. Um novo apocalipse surge. Empresas anunciam demissões, outras simplesmente se preparam para um possível desaparecimento. Projetos que estavam prestes a começar, são cancelados. Pessoas adiam planos e sonhos. Muitos sentem-se imobilizados. Nada acontece e tudo passou a ter como explicação, a nova crise mundial – agora com a Europa e os Estados Unidos como protagonistas.

Durante estes últimos meses, escolhas foram feitas, decisões foram tomadas, expectativas e sonhos foram redesenhados, apesar de tudo isso, perdas acontecerão.

Estas escolhas são como chocolate. Como é conhecido, o chocolate tem origem em um fruto amargo, o cacau. Depois de processado, ele pode resultar em duas possibilidades de alimentos, uma doce e outra amarga. Uma característica do cacau é que, escolhido o preparo na forma doce, não se consegue mais o sabor amargo. Evidentemente, nossas escolhas são, quase sempre, pela a primeira opção, a doce.

Sempre que fazemos escolhas, desejamos ter resultados doces e não amargos. Esperamos que nossas escolhas atendam as expectativas e sonhos, e que, tenhamos o mesmo prazer de saborear uma deliciosa barra de chocolate. Contudo, muitas vezes esquecemos que, toda escolha traz consigo, uma perda.

Quando escolhemos o chocolate doce, estamos perdendo os benefícios proporcionados à saúde, provocados pelo chocolate amargo, que com seus antioxidantes, ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Estes benefícios não são encontrados no chocolate doce, que na verdade é uma alimento rico em calorias e por isso, deve ser consumido com moderação.

Na busca de forças para superar as dificuldades causadas pela CRISE, muitos mergulharão em justificativas e explicações pontuais para suas derrotas, outros simplesmente acompanharão o movimento das coisas, sem tentar entender profundamente os acontecimentos.

Para muitos, o chocolate doce consumido com prazer, terá que dar lugar ao chocolate amargo, a não ser que se faça um balanço de tudo que aconteceu até aqui e tenha algumas atitudes como retomar todos os seus contatos para atualizar as notícias, compartilhar conquistas e principalmente alcançar inspiração e apoio para fazer novas escolhas. Afinal toda crise sempre traz novas oportunidades. A CRISE, assim como o chocolate amargo, traz benefícios em forma de aprendizados. Se soubermos extrair o melhor destes aprendizados, certamente iremos alterar nossas escolhas e determinar nosso futuro de uma forma deliciosa.

O chocolate amargo é doce, mas somente para quem sabe saboreá-lo.

Sidnei Oliveira é expert em conflito de gerações e redes sociais. Consultor e palestrante da Emprenda, escreveu “Geração Y: o nascimento de uma nova geração de líderes”.
blogdomanagement@empreenda.net

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Ouvir mais e falar menos (Fonte: www.hsm.com.br) Controle de Processos 1 – CTPR1 – 5º Semestral – Notas de Aula – Planilha em Excel para Mapa de Localização de Custos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2011
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: