Trabalho em equipe: garantia de que os valores da empresa resultarão em alta performance – Texto de Maria Cristina Gelmetti (Fonte: Press Página – www.ppagina.com.br)

24/08/2011 at 11:10 AM Deixe um comentário

O grande desafio dos líderes é fazer com que suas equipes atinjam os objetivos comuns da empresa, dentro de prazos e condições específicas. Suas equipes podem trabalhar como um grupo ou como um time. Das duas formas, os objetivos podem ser atingidos. Então, qual a diferença?

A definição de grupo é “um conjunto de pessoas com objetivos comuns, reunidas por afinidades”. E de equipe é “um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas”.

A diferença é que em equipe – ou em time – a sinergia é muito maior. Além dos papéis e responsabilidades estarem muito claros, há uma forte relação de confiança, autonomia bem definida, comunicação aberta, valorização de todos, importância de um ouvir o outro e, por consequência, um ambiente com condições propícias para manter as pessoas motivadas. O resultado disso é ter profissionais mais satisfeitos, dando o melhor de si e uma natural retenção dos talentos.

Quando se trabalha em grupo, esses elementos não estão exatamente presentes. Por conseguinte, o custo para atingir os objetivos se torna mais alto. O processo é mais lento, talentos são perdidos, há desgastes nas relações e a excelência fica distante.

Não há dúvida de que em determinadas situações é necessário trabalhar em grupo. Um bom exemplo são as situações de crise, quando o comando tem que ser forte e focado. Mas é muito importante ter equipes que saibam atuar como times, com alta sinergia e entrosamento. Trabalhando como um time é que se faz possível atingir alta performance.

Um dos pontos altos de se trabalhar em time é ter os valores da empresa claros e difundidos em todas as instâncias. São eles que formam o conjunto de princípios e crenças que definem as ações da empresa. Quando isso não acontece, as pessoas agem conforme seus próprios valores – que se não estiverem em consonância com os valores da empresa, as possibilidades de conflito e consequente ausência de sinergia serão potencializadas.

Tudo deve estar de acordo com os valores da empresa. Desde o atendimento ao telefone, até a entrega dos serviços e produtos aos clientes. O departamento de recrutamento e seleção tem um papel importante nesse sentido, já que deve utilizar os valores da empresa como critério de seleção. Ou seja, selecionar pessoas com valores alinhados aos da organização.

Aos líderes cabe garantir que esses valores sejam uma verdade em todas as suas ações e nas de seu time. Por isso, é importante investir no desenvolvimento da liderança, que precisa estar apta a utilizar ferramentas efetivas nessa direção, como, por exemplo, o feedback. Essa é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de equipes e alinhamento das expectativas.

Difundir os valores da empresa e preparar a liderança para garantir que todas as ações estejam alinhadas a esses princípios são, dessa forma, os primeiros passos para formar um time de alta performance.

*Maria Cristina Gelmetti é gerente de RH da UNIONE – http://www.unione.com.br

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Indústria gráfica registra crescimento de 0,8%, de julho de 2010 a junho último (Fonte: www.monitormercantil.com.br) Jeanne Brett: Negócios que ultrapassam fronteiras (Fonte: www.hsm.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2011
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: