O que o mercado busca nos profissionais? (Fonte: Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação da Thomas Brasil/ Your Life)

12/08/2011 at 11:10 AM Deixe um comentário

O que o mercado de trabalho espera de mim? Quais são as competências necessárias para me destacar na minha profissão? Essas são perguntas frequentes na vida dos profissionais, independente do ramo em que atua.

Quais são as características imprescindíveis que um profissional precisa ter, além, é claro, daquelas específicas de cada ramo de negócio? Víctor Martínez, especialista em treinamentos comportamentais e projetos de RH e CEO da Thomas Brasil, empresa especializada em gestão de pessoas, listou sete talentos que as empresas buscam nos profissionais. Essas competências são:

1. Auto gerenciamento: significa a capacidade do indivíduo em se auto motivar, disciplinar, cobrar e avaliar. Em suma, ele como um módulo, uma estação de trabalho completa, capaz de realizar projetos, buscar soluções e identificar formas de implementar essas soluções.

2. Comunicação múltipla: O mundo é uma aldeia global, por isso, a capacidade de se comunicar de modo realmente eficaz em inglês deve ser prioridade na área de línguas estrangeiras, salvo casos específicos. Há outras formas de comunicação que devem ser exploradas, como por exemplo, informática, blogs, intranet, processos e sistemas de informação e transmissão de dados.

3. Negociação: reflita sobre sua capacidade de negociação e dê atenção especial às suas habilidades nesse campo. Isso é, questione o quanto você sabe apresentar ideias de forma clara e convincente e se sabe argumentar de forma positiva, franca e objetivamente.

4. Adaptabilidade: mudança é uma das duas grandes certezas da vida. Por isso o profissional do futuro deve procurar prevê-las e antecipar-se a elas.

5. Educação contínua: novidades tecnológicas, descobertas, novos processos mais eficazes aparecem a cada momento. Por isso, é fundamental a busca continua por aprimoramento, além de exercer a curiosidade profissional e questionar sempre para identificar novos conhecimentos.

6. Domínio da tecnologia: como já dizia Ayrton Senna, tecnologia faz diferença. Para isso, use e fomente tecnologia de ponta sempre que possível. Para evoluir nesse quesito, decrete sua própria obsolescência e parta para patamares mais altos de tecnologia, sempre que possível.

7. Foco nos resultados: são eles que interessam, mas lembre-se que a ética deve ser respeitada. As pessoas são avaliadas por suas ações e pelo próprio resultado. Vale refletir e analisar para qual é o resultado que se busca e o que agrega valor em termos de custos/esforços e centrar-se nisso.

Thomas Brasil
A Thomas Brasil (www.thomasbrasil.com.br), é especializada em prover sistemas de gestão de pessoas, como avaliação para processos de recrutamento, seleção, treinamento, gerenciamento de vendas e desenvolvimento de pessoas.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Negociação: o gênio evita armadilhas – Deepak Malhotra – Texto de Alexandra Delfino de Sousa (Fonte: www.hsm.com.br) Controle de Processos 1 – CTPR1 – 5º Semestral – Notas de Aula – Qualidade na Indústria Gráfica – Deming

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2011
D S T Q Q S S
« jul   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: