OAB reprova 9 em cada 10 bacharéis em Direito – (Fonte: www.exame.com.br)

05/07/2011 at 11:50 AM 3 comentários

Getty Images

Resultado de 2010 é o pior da história da Ordem. Somente 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos, com mais de 90% de reprovação

São Paulo – O resultado final do último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado em dezembro de 2010, é o pior da história da entidade: apenas 9,74% dos bacharéis em Direito foram aprovados de um total de 116 mil inscritos, segundo dados do Conselho Federal da OAB obtidos pela reportagem. Nesse universo também estão incluídos os treineiros – estudantes do último ano da graduação (9.º e 10.º períodos) -, que tiveram um desempenho superior ao dos diplomados.

Até então, o pior índice do País era de 14% de aprovados, entre os 95,7 mil inscritos no primeiro exame feito pela OAB no ano passado, de acordo com o jurista e cientista criminal Luiz Flávio Gomes, fundador da rede de ensino LFG.

O exame foi unificado em 2010, o que, segundo Gomes, ajuda a explicar o aumento da reprovação: a porcentagem de aprovados, na média entre os três concursos anuais, caiu de 28,8%, em 2008, para 13,25%, em 2010. Antes, cada Estado fazia sua seleção, o que possibilitava, segundo a OAB, que um candidato se submetesse a provas mais fáceis em algumas regiões do País.

Especialistas acreditam que o mau desempenho dos candidatos é mais profundo: está associado à má qualidade da educação básica e do ensino superior, à falta de dedicação do aluno e à abertura indiscriminada de faculdades de Direito.

Para Marcelo Tadeu Cometti, coordenador de pós-graduação no Complexo Damásio de Jesus, o problema começa na educação básica. “O aluno não tem formação para entender o que é oferecido no ensino superior, e a culpa é do Estado”, diz. “Se os docentes das melhores universidades de São Paulo forem colocados para lecionar nessas faculdades de baixo índice de aprovação, os resultados não serão melhores.” Para ele, aluno com má formação e sem hábito de leitura não é aprovado.

O calendário da OAB está atrasado. A primeira prova de 2011 será neste mês, dia 17. A segunda está prevista para 21 de agosto. Os resultados serão divulgados em 13 de setembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Desmistificando a inovação colaborativa – Mohanbir Sawhney (Fonte: www.hsm.com.br) Empresas filiadas à FNQ consideram fundamental inovação para sustentabilidade – (Fonte: www.monitormercantil.com.br)

3 Comentários Add your own

  • 1. Robson Xavier de Carvalho  |  06/07/2011 às 4:48 AM

    Caro Botana, não se pode esperar que uma seleção natural do próprio mercado expurgue os profissionais mal qualificados. As escolas precisam retomar o direcionamento do ensino de qualidade e esquecer um pouco os indicadores de desempenho. Os números mágicos sempre arrebentam em uma crise.
    E cabe aos bem formados defenderem seu espaço no mercado para que os maus formados não queimem o filme das escolas.
    Abs

    Resposta
  • 2. J.C.Cardoso  |  06/07/2011 às 10:05 AM

    Parece que o Conselho de Medicina aí de SP também tem adotado essa fórmula com seus bacharéis.

    Resposta
  • 3. renata santos  |  16/07/2011 às 10:18 PM

    Sou plenamente a favor da avaliação realizada pela OAB, porém, não nos moldes em que é realizada…a começar pelo valor da inscrição, que é absurdo…segundo, convenhamos…pra que passar no primeiro exame? se a maioria fosse preparada na faculdade e conseguisse tal aprovação, o que seriam dos inúmeros cursinhos preparatórios para a OAB (que dizer dos donos dos cursinhos, que cá pra nós…ou são os donos das faculdades ou os professores mais conceituados), e por fim, o aluno tem que ser preparado para ser um bom profissional e não somente para conseguir aprovação no exame…como assessora do MP, vejo cada aberração e aí, é aquela história antiga…advogado bom é pra quem tem recursos…para quem não tem, sobram os aprovados na OAB e sem nenhuma qualificação.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


julho 2011
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: