Onde está aquela talentosa Geração Y? – Texto de Sidnei Oliveira (Fonte: www.exame.com.br)

16/06/2011 at 3:47 PM Deixe um comentário

Estamos assistindo uma verdadeira transformação nas relações humanas, provocada principalmente pelos paradoxos e pelas virtudes desta geração de jovens que começam a dominar a sociedade.

O mundo está ficando menor e cada vez mais diferente.

Segundo uma pesquisa recente, 78% dos jovens Ys sentem-se totalmente confortáveis trabalhando com pessoas de qualquer lugar do mundo, sem problemas ou dificuldades com a língua ou a origem étnica.

Outra pesquisa comprova que pessoas de diversas idades estão adotando comportamentos e posturas diretamente atribuídas aos jovens da geração Y. Todos querem estar conectados e ser multitarefas. Candidatos a emprego procuram empresas com processos e horários mais flexíveis, onde possam conciliar suas vidas profissionais e pessoais.

Alguns céticos argumentam que não há nada de novo, que os jovens sempre foram assim e que toda esta discussão é apenas mais um tema de moda corporativa. Outros argumentam que esta geração foi muito mimada e que ouviu poucos “nãos” na vida, por isso agora precisam ter um choque de realidade.

Neste cenário dinâmico, tudo ocorre com uma superficialidade inquietante e, assim, encontramos muitos jovens talentosos, absolutamente desfocados e perdidos diante de tantas possibilidades de escolhas. Todos sufocados pela intensa cobrança por resultados e sucesso contínuos, adiando suas escolhas e tentando se manter distantes do mundo real, contentando-se em ocupar suas vidas com atividades virtuais, principalmente nas redes sociais.

Muito se fala sobre a capacidade da Geração Y absorver novos conhecimentos e da grande intimidade que possuem com as novas tecnologias, contudo pouco se discute sobre a necessidade de prepará-los para seu futuro papel de líderes.

Os líderes de hoje desenvolveram-se com a missão de otimizar todos os recursos disponíveis. O maior legado destas circunstâncias foi o surgimento de um mundo com muito mais abundância e muitas facilidades, principalmente as promovidas pelos avanços tecnológicos.

Lamentavelmente, a liderança, ou melhor, os líderes que promoveram todos estes avanços não estão acompanhando o ritmo destas mudanças.

O exercício da liderança não é uma informação que está no Google, por isso, não dá para ser copiada e colada na cabeça dos jovens. Ela precisa ser desenvolvida com muita paciência, disciplina, confiança e coragem. Contudo, enquanto mantemos a condição de jovens eternos, tiramos a oportunidade da geração Y de assumir suas escolhas e desenvolver os valores sustentáveis na formação da liderança do futuro.

Devemos abandonar a condição de líderes com foco em resultados e assumir, cada vez mais, a condição de “líderes-educadores” com foco na formação de novos líderes. Os resultados serão responsabilidade das novas gerações, começando pela geração Y.
Se não tomarmos consciência desta realidade e mantivermos a atitude omissa, no futuro, teremos apenas uma pergunta para responder:

Onde está aquela talentosa Geração Y ?

Sidnei Oliveira é expert em conflito de gerações e redes sociais. Consultor e palestrante da Emprenda, escreveu “Geração Y: o nascimento de uma nova geração de líderes”.
blogdomanagement@empreenda.net

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Visite nossa Cozinha! – Texto de Carlos Suriani ( Fonte: www.ogra.com.br) Sete Componentes que fundamentam a formação e excelência de um polo de investimentos e negócios (Fonte: “Atratividade do Brasil como Polo Internacional de Investimentos e Negócios” – BRAiN Brasil Investimentos e Negócios)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: