Visite nossa Cozinha! – Texto de Carlos Suriani ( Fonte: www.ogra.com.br)

15/06/2011 at 9:36 AM Deixe um comentário

A alguns anos, eu e minha irmã estávamos em Santos visitando alguns clientes e aproveitando que estávamos lá, próximo ao meio dia, resolvemos almoçar a beira mar em um famoso restaurante especializado em frutos do mar. Minha irmã pediu um peixe chamado Badejo, que segundo ela, estava maravilho. Como eu não simpatizo com peixes ou frutos do mar, pedi um risoto de frango, que diferente do prato de minha irmã, estava terrível, parecia Canja de Galinha, aguado e extremamente salgado!

Depois deste dia aprendi uma lição: Nunca mais pedirei por pratos que não se encontrem entre as especialidades da casa!
Imagino que você leitor, deva estar se perguntando: O que restaurante tem a ver com gráfica?

Na verdade, o universo das gráficas não é diferente do universo dos restaurantes! Muita gente ainda acha que gráfica imprimi de tudo e que são todas iguais! Do mesmo jeito que temos restaurantes especializados em massas, peixes e carnes, por exemplo, as gráficas também têm suas especialidades!

Com a variedade de tecnologias disponíveis no mercado, é impossível que o empresário gráfico tenha capital para investir em todas as soluções ofertadas pelos fornecedores de máquinas e softwares. Por conta disso, as gráficas focam certos nichos de mercado em busca de eficiência e rentabilidade. A especialização é a única forma de oferecer prazos curtos, preços competitivos e a alta qualidade que o mercado demanda.

Hoje em nosso Mercado gráfico, existem inúmeros segmentos extremamente especializados que vão desde o Promocional, de Embalagens, o Editorial, de Sinalização, Digital, Silk screen, sem deixar de citar setores que se fundiram como o de Transpromocional e o de Embalagens Promocionais.

Na era da especialização, se você que procura parceiros gráficos para seus projetos, precisa conhecer a fundo as características de cada gráfica e saber selecionar o fornecedor certo para o projeto certo. Só assim pagará o custo apropriado, receberá a qualidade esperada e o trabalho dentro do prazo estipulado!

Outra dica importante, é não ter apenas uma gráfica como parceira, faça um levantamento de todos os produtos e serviços gráficos que sua empresa demanda, e busque novos parceiros que poderão trazer maiores benefícios a sua empresa.

Tenha cuidado com vendedores mal informados, a falta de conhecimento sobre a especialidade da gráfica, pode gerar prejuízos a ambas as partes. Vendedores gráficos sem visão de mercado e mal treinados assumem compromissos que podem não ser cumpridos. Isso é típico de vendedor não conhece os pontos fortes e fracos da empresa em que ele representa.

A responsabilidade dos projetos gráficos deve ser compartilhada entre clientes e gráficos, por conta disso os Produtores Gráficos e compradores de impressos, devem pesquisar mais, visitar o parque gráfico de seus fornecedores e jamais ter apenas uma gráfica como parceira, já que a diversidade de novos projetos hoje é muito maior que alguns anos atrás.

Anúncios

Entry filed under: Gestão, Gráfica.

Educação a distância e a aprendizagem organizacional – Texto de Luciano Satler (Fonte: www.hsm.com.br) Onde está aquela talentosa Geração Y? – Texto de Sidnei Oliveira (Fonte: www.exame.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2011
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: