Executivos consideram a possibilidade de trocar grandes organizações por empresas menores – Fonte: O Globo

13/05/2011 at 9:33 AM Deixe um comentário

Por Ione Luques

RIO – Quem não conhece alguém que tenha trocado o emprego em uma multinacional por uma nova oportunidade em uma empresa menor? Motivados por um cenário promissor de mercado, executivos de diferentes áreas têm se mostrado mais receptivos a esse tipo de migração, dizem especialistas.

De acordo com Fernanda Mourão, diretora da TeamWork Hunting, especializada em recrutamento de executivos, empresas de pequeno e médio porte cresceram bastante nos últimos anos devido ao aquecimento da economia, principalmente no Rio, o que representa um inexplorado campo para executivos em busca de novos desafios.

– Além disso, a maioria das empresas familiares oferece salários e benefícios atrativos com autonomia de gestão – diz Fernanda.
Alexandre Mainiere, gerente nacional de Vendas da Laticínios Marília S/A, acredita que a expansão da economia mundial – e do Brasil – favoreceu essa mudança de paradigma. Um dos fatores que contribui para isso é que, hoje, muitas empresas de pequeno e médio porte exportam parte da produção:

– Essa busca por eficiência no mercado global abre um enorme espaço para quem decide deixar grandes corporações e fazer carreira em companhias menores.
Fernanda acredita que a tendência está longe de perder força, já que boa parte dessas companhias ainda está se estruturando; em pleno processo de crescimento. Mainiere cita o exemplo da JBS, onde trabalhou, e da Ambev, que foram empresas de médio porte no passado e hoje são reconhecidas como multinacionais brasileiras que faturam bilhões:

– São empresas que também passaram por esse processo de profissionalização e, em algum momento de sua trajetória, precisaram da migração de executivos de grandes corporações. É público o fato de que em vários países onde atuam, o primeiro e segundo escalões de executivos são formados por brasileiros, o que ratifica a expansão de oportunidades de carreira.

Mas o que leva profissionais de nível de gerência e direção optarem por esse caminho? Busca por novos desafios, dinamismo na tomada de decisões e ascensão rápida na carreira estão entre as principais razões.

– Acredito que essa migração seja motivada principalmente pela busca de novos desafios, com consequente aumento da empregabilidade. Nessas empresas, os executivos têm a possibilidade de implantar várias melhorias e, assim, crescer junto com elas, seja de forma horizontal ou vertical – acrescenta Fernanda.

A trajetória de Mainiere confirma essa tese. Após trabalhar por mais de 20 anos em companhias de grande porte, como Unilever e JBS, o profissional encarou a migração para uma pequena empresa como um desafio prazeroso.

– É o momento onde um executivo com um pouco de experiência adquirida em grandes corporações pode colocar em prática tudo o que aprendeu, já que as empresas de pequeno porte têm muitas limitações e necessidade de aprimoramento em gestão.

Outro fator atraente das pequenas e médias empresas é a agilidade dos processos de tomada de decisão, já que seus níveis hierárquicos são mais enxutos. Não é raro o profissional começar a participar ativamente de planos de execução, tornando-se menos operacional e mais estratégico.

– Vejo a experiência de trabalhar em empresas pequenas como uma mola propulsora. É possível conquistar funções de maior visibilidade a médio prazo – completa Mainiere, para quem a experiência adquirida em empresas de pequeno e médio porte prepara melhor o executivo para os desafios de gestão em situações adversas. – Executivos que aprendem a trabalhar em ambientes de maior dificuldade são mais valorizados.

http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/05/10/executivos-consideram-possibilidade-de-trocar-grandes-organizacoes-por-empresas-menores-924428607.asp

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Empresas familiares são mais lucrativas – John Ward – Programa HSM Family Business Agora eu vou falar !!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


maio 2011
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: