De trainee a líder – um caminho cheio de desafios e expectativas ( Fonte: O Globo)

25/03/2011 at 12:07 PM Deixe um comentário

Escolhidos entre milhares de candidatos, os trainees, não raro, logo alcançam posição de destaque dentro das empresas. Nem todos, porém, estão totalmente preparados para superar os desafios e obstáculos do mundo dos negócios e alcançar um cargo de gerência. O agravante é que os jovens talentos da geração Y, de 20 a 30 anos de idade, têm pressa. A essa geração de profissionais, os especialistas recomendam paciência, humildade e, claro, muita dedicação para crescer dentro da organização.
Rafael Meneses, sócio-gerente da filial da Asap no Rio, empresa de recrutamento e seleção de executivos de média gerência, ressalta que cada cultura tem suas peculiaridades e os profissionais da geração Y, quando selecionados, alimentam uma expectativa muito grande de crescimento dentro das organizações:
– O profissional não pode achar que só porque foi aprovado no programa, seu futuro na empresa está garantido. É preciso ter em mente que será preciso muito trabalho e dedicação para se destacar e que isso muitas vezes leva tempo.
Renata Damásio Magliocca, consultora da Cia de Talentos, aponta três explicações para o fato de os jovens profissionais, muitas vezes, não conseguirem alcançar o almejado cargo de gerência: performance, por não conseguirem acompanhar o programa e atingir as metas; falta de adaptação à cultura da empresa, apesar de o profissional ser esforçado, inteligente e apresentar bons resultados; ida para outra empresa, motivada pela pressa por novidades. Neste caso, não há tempo de concluir o aprendizado e chegar ao objetivo final, que seria tornar-se um líder e ocupar um cargo de alta gestão.
As companhias também precisam estar preparadas para gerenciar esses futuros talentos, que estão ávidos por crescimento. Ao mesmo tempo, os novos funcionários devem ter uma dose moderada de paciência para absorver o jeito de fazer negócio e, sobretudo, de como se constroem as relações naquele ambiente.
Meneses ressalta que empresas que costumam ter mais sucesso com trainees são as que preservam uma cultura de concessão de autonomia e espaço de inovação para os jovens em um curto espaço de tempo:
– Hoje, os jovens com alto potencial de desempenho sentem-se mais confortáveis em estruturas inovadoras, que abrem espaço para discussão sobre as diretrizes do negócio full-time.
Na opinião do executivo, o grande desafio das empresas é oferecer programas que realmente formem líderes. Algumas empresas possuem programas bem completos. O trainee passa por experiências práticas e teóricas que o ajudam na percepção do mercado como um todo. Com este acompanhamento constante da empresa e a disposição para aprender dos trainees, é possível prepará-los para os desafios corporativos. É importante também que os gestores deem feedbacks constantes para que os trainees se desenvolvam.
– Os programas bem sucedidos são aqueles que têm coerência entre a velocidade e os resultados obtidos pelo trainee. Não adianta promover a pessoa se ela ainda não deu os resultados esperados. É preciso dar suporte às lideranças antigas para que segurem a velocidade dos mais novos e assim possam crescer no momento certo – conclui Meneses.

http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/03/16/de-trainee-lider-um-caminho-cheio-de-desafios-expectativas-924024893.asp

Anúncios

Entry filed under: Gestão, Tecnólogo Gráfico - Qual o caminho?.

Três regras básicas para chefes de primeira viagem – Linda Hill (Fonte: Site CNN, via O Globo) Empreender: você possui este perfil? (Fonte: Portal HSM)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: