E-reader: está na hora de comprar o seu? – Estudo A.T.Kearney (Fonte: www.hsm.com.br)

07/03/2011 at 10:51 AM Deixe um comentário

Antes de se tornar consumidor ou player, entenda as perspectivas dos leitores eletrônicos, segundo estudo A.T.Kearney.

Editores e consumidores parecem ter aceitado o e-reader com entusiasmo, como uma opção inovadora e viável para distribuir e assimilar conteúdo. No entanto, além dos sonhos, duas ameaças pairam no ar:

1) A fixação de preços acessíveis para os consumidores e rentáveis para os editores.
2) O acesso a mais conteúdos, tanto por editores como por consumidores.

Para alcançar o sucesso no mundo digital, provedores e distribuidores devem levar em conta três fatores críticos de sucesso e três cenários.

• Os fatores

Dinâmica do mercado – para ganhar participação, os fabricantes de dispositivos devem atrair os consumidores divulgando agressivamente os benefícios e os avanços de seu produto (utilidade e funcionalidade) e garantindo o acesso ao conteúdo desejado.
Plataforma técnica – com cada novo e-reader, são introduzidas novas plataformas de hardware e software que agregam complexidade à preparação do conteúdo digital pelos editores. À medida que aumentam as opções de formatos, é maior a dificuldade para compartilhar conteúdo entre plataformas.
Gestão dos direitos digitais – a quantidade de vezes que um arquivo pode ser transferido para novos dispositivos – incluídos os aplicativos aprovados pelo fabricante do e-reader – costuma ser limitada. Embora proteja legitimamente os produtores de conteúdo, essa política é controversa com os consumidores.

Os cenários

Ascensão e queda do e-reader – os leitores eletrônicos passarão à história por ter possibilitado a transformação do conteúdo impresso em digital. Mas qual a vida útil da tecnologia de cada e-reader?
À medida que aumentar o ingresso de conteúdo criativo na nuvem digital, os consumidores optarão por menos dispositivos, mais rápidos e mais leves. E determinado e-reader poderá se tornar facilmente obsoleto. Assim, os e-readers são uma etapa necessária da evolução digital, mas continuarão relevantes apenas se continuarem inovando.
Influência do dispositivo sobre o conteúdo – até hoje o conteúdo foi hierarquicamente superior aos dispositivos. Então, será que os atributos dos dispositivos digitais, as ferramentas de busca, recorte e envio exercerão influência sobre o conteúdo a ponto de modificá-lo?
A imprensa continua existindo – os produtos outrora impressos passam a adotar variantes que incluem alguma combinação de impresso, digital, web, e-reader e rede social. Deste modo, gerenciá-las requer adaptar recursos já escassos, como equipes editoriais, grupos de TI, departamentos jurídicos (que, com os editoriais, devem estar alertas à gestão dos direitos digitais e acordos de distribuição), área de vendas e executivos editoriais (que devem atentar para a força da marca em todas as plataformas).

Portal HSM
25/02/2011

Anúncios

Entry filed under: Geral, Gráfica, Tecnólogo Gráfico - Qual o caminho?.

Pedindo uma pizza em 2015 – Texto de Luiz Fernando Veríssimo Como os mais velhos podem acompanhar a tecnologia – Texto de Sam Grabart – New York Times ( Fonte: www.uol.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: