E-reader: está na hora de comprar o seu? – Estudo A.T.Kearney (Fonte: www.hsm.com.br)
07/03/2011 at 10:51 AM Deixe um comentário
Antes de se tornar consumidor ou player, entenda as perspectivas dos leitores eletrônicos, segundo estudo A.T.Kearney.
Editores e consumidores parecem ter aceitado o e-reader com entusiasmo, como uma opção inovadora e viável para distribuir e assimilar conteúdo. No entanto, além dos sonhos, duas ameaças pairam no ar:
1) A fixação de preços acessíveis para os consumidores e rentáveis para os editores.
2) O acesso a mais conteúdos, tanto por editores como por consumidores.
Para alcançar o sucesso no mundo digital, provedores e distribuidores devem levar em conta três fatores críticos de sucesso e três cenários.
• Os fatores
Dinâmica do mercado – para ganhar participação, os fabricantes de dispositivos devem atrair os consumidores divulgando agressivamente os benefícios e os avanços de seu produto (utilidade e funcionalidade) e garantindo o acesso ao conteúdo desejado.
Plataforma técnica – com cada novo e-reader, são introduzidas novas plataformas de hardware e software que agregam complexidade à preparação do conteúdo digital pelos editores. À medida que aumentam as opções de formatos, é maior a dificuldade para compartilhar conteúdo entre plataformas.
Gestão dos direitos digitais – a quantidade de vezes que um arquivo pode ser transferido para novos dispositivos – incluídos os aplicativos aprovados pelo fabricante do e-reader – costuma ser limitada. Embora proteja legitimamente os produtores de conteúdo, essa política é controversa com os consumidores.
• Os cenários
Ascensão e queda do e-reader – os leitores eletrônicos passarão à história por ter possibilitado a transformação do conteúdo impresso em digital. Mas qual a vida útil da tecnologia de cada e-reader?
À medida que aumentar o ingresso de conteúdo criativo na nuvem digital, os consumidores optarão por menos dispositivos, mais rápidos e mais leves. E determinado e-reader poderá se tornar facilmente obsoleto. Assim, os e-readers são uma etapa necessária da evolução digital, mas continuarão relevantes apenas se continuarem inovando.
Influência do dispositivo sobre o conteúdo – até hoje o conteúdo foi hierarquicamente superior aos dispositivos. Então, será que os atributos dos dispositivos digitais, as ferramentas de busca, recorte e envio exercerão influência sobre o conteúdo a ponto de modificá-lo?
A imprensa continua existindo – os produtos outrora impressos passam a adotar variantes que incluem alguma combinação de impresso, digital, web, e-reader e rede social. Deste modo, gerenciá-las requer adaptar recursos já escassos, como equipes editoriais, grupos de TI, departamentos jurídicos (que, com os editoriais, devem estar alertas à gestão dos direitos digitais e acordos de distribuição), área de vendas e executivos editoriais (que devem atentar para a força da marca em todas as plataformas).
Portal HSM
25/02/2011
Entry filed under: Geral, Gráfica, Tecnólogo Gráfico - Qual o caminho?.
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