Empreendedor e inovação nas organizações – Texto de Afonso Cozzi – Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral

25/01/2011 at 9:47 AM Deixe um comentário

Vivemos na era do conhecimento, contexto em que sua criação e uso se tornam referências para decisões econômicas. Podemos hoje “criar mais valor com uma ideia em 10 segundos do que com 10 mil horas de uma linha de montagem”, como afirma o escritor Alvin Toffler. Basta considerarmos o aumento da proporção do trabalho relacionada ao uso de conhecimento e informação contido nos bens, e compará-la com a parte manual envolvida na produção.

Os bens baseados em conhecimento, tais como patentes, consultoria e atividades culturais entre outros, têm rentabilidade mais elevada.
Dados recentes indicam que esses bens participam com mais de 50% da riqueza gerada no mundo.
Sendo o conhecimento fator-chave na criação de riqueza, sua utilização para gerar valor econômico está diretamente relacionada à inovação, não apenas tecnológica, nas também ligada a outras formas – por exemplo, na organização e gestão ou no modelo de negócio.
Nesse contexto, cresce o papel do empreendedorismo. Segundo Peter Drucker, a inovação é um instrumento específico dos empreendedores e o meio pelo qual exploram a mudança como oportunidade para um negócio diferente.
Na cultura empresarial voltada para a inovação encontramos as mesmas bases formadoras de um ambiente propício aos “empreendedores corporativos” (ou intraempreendedores), onde todos os colaboradores são responsáveis pela competitividade da empresa e a alta administração apoia as iniciativas empreendedoras e os projetos inovadores.
Como, então, promover uma cultura orientada para o empreendedorismo e a inovação? A União Europeia reconheceu que seu sistema de ensino formal não tem criado as bases para uma sociedade mais empreendedora e inovadora.
Dessa forma, propôs uma profunda reforma do sistema educacional, partindo do pressuposto que atitudes e referências culturais tomam forma desde a primeira idade.
O programa de trabalho, conhecido como “Educação e Formação 2010”, sugere mudanças do primeiro ciclo do ensino básico até a universidade. Essas mudanças já estão em curso em diversos países membros da comunidade europeia.
No Brasil, a prática tem revelado um quadro semelhante, exigindo a implantação da educação empreendedora em todos os níveis.
A partir de experiência iniciada em Minas Gerais, vários municípios brasileiros já aplicam uma pedagogia especial, chamada de empreendedora, a partir da educação infantil até o segundo grau, de forma a estimular a capacidade de escolha do aluno, sem influenciar suas decisões, preparando-o para suas próprias opções, na vida pessoal e profissional. Em São José dos Campos, o método já funciona há 12 anos em escolas da rede municipal.
Cada vez mais, as grandes empresas também estão buscando soluções, para desenvolver entre seus colaboradores a capacidade empreendedora e uma postura voltada à inovação. Assim, conseguem suprir a deficiência da formação escolar básica e superior, conscientes de que inovar não é função apenas do departamento de P&D, mas de toda a organização.
Estudos convergem para a visão do empreendedor como alguém capaz de desenvolver sonhos que contribuam para a evolução de sua individualidade e possam gerar valores humanos para a organização onde trabalha e para sua comunidade.
A energia empreendedora pode então ser despertada nas pessoas em um ambiente que estimule a competição por sonhos, com base numa estratégia e visão de futuro perceptível, que seja excitante e satisfatória para cada um e para o grupo.

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

TCC’s – 8º Semestral – 1º Semestre 2011 – Cronograma e Material de Apoio Técnicas de Negociação (Light!!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2011
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: