Decisões assertivas para negociações eficazes – Carlos Alberto Júlio (HSM Online)

13/10/2010 at 10:53 AM 1 comentário

Professor destaca que no mundo da negociação quando você não toma a decisão, alguém a toma por você. Confira.

Na tela, a cena mostra uma família escalando uma montanha. O pai, um alpinista experiente, já o filho e a filha estão em perfeita harmonia. Porém, em uma mudança radical na situação, quando outros alpinistas caem de uma altura mais elevada e colocam em risco a segurança dos três familiares. A corda pela qual estão presos não pode mais suportar o peso da família – um ou dois deles vão cair e morrer. Então, o pai ordena para o filho: “Corte a corda”. O filho titubeia pois o pai morrerá se ele cortar a corda. Por outro lado, os dois filhos se salvarão. A filha, em pânico, pede que não faça isso, mas o pai insiste: “Corte a corda. Salve a si e a sua irmã!”
A irmã retruca e grita: “Você não tem o direito de matar o meu pai!”
Cena do filme “Limite Vertical”, do diretor Martin Campbell.

E agora, o que você faria?

Para Carlos Alberto Júlio, vice-presidente do conselho de administração da Tecnina e conselheiro da Camil Alimentos “a pressão pela qual passamos começa ainda quando somos crianças e alguém nos pergunta o que queremos ser quando crescer”. Júlio enfatiza que no mundo da negociação quando você não toma a decisão, alguém a toma por você. “Você decide hoje o que você quer ser amanhã”. No ambiente corporativo, “você decide hoje o que os seus negócios serão amanhã”. Isso está diretamente relacionado com a sua estratégia, destaca o professor.

Júlio faz um paralelo entre foco e estratégia, e ensina que ambos estão diretamente envolvidos com a nossa capacidade de dizer não. “Em negociação, a nossa capacidade de dizer não, é o que nos leva ao sim”, afirma. Segundo ele, aprendemos que não há competência maior para um gestor que a capacidade de tomar uma decisão. “Não tomar a decisão é muitas vezes pior do que tomar a decisão errada, porque o grande mérito do erro é o aprendizado, a oportunidade de começar de novo com mais conhecimento”, diz.

Gerenciando expectativas

Júlio lembra que a maioria das pessoas adora comprar, mas detesta que alguém lhe venda algo, chamando a atenção para o peso que boas negociações têm nesses processos. “Negociamos na empresa, em casa, entre marido e mulher, com os filhos, entre países. São negociações comerciais, diplomáticas, longos contratos, preços, prazos, entregas, sequestros etc. Do balcão da loja à democracia”. Para ele, negociar é a maneira mais democrática de resolver um conflito. O oposto disso é a guerra, explica, onde todos são perdedores, principalmente os não envolvidos. “Negociação é um processo diferente de decisão, onde ambas as partes decidem quais são as regras, diferente de um tribunal, onde alguém decide quem perde e quem ganha”.

O professor lembrou que gerenciar expectativas começa quando primeiro você entende o que o nosso oponente espera. “Expectativa gerada é o que eu consigo com a minha postura na negociação”. Ele explica que quando o esperado não é entregue, acontece a frustração. Por outro lado, o contrário é satisfação. “Quanto maior for o gap da frustração, maior a perda de mercado”.

Júlio apresenta cinco dicas-chave de negociação:

1 – A primeira regra de negociação é que não há regras para a negociação.

2 – A essência da negociação está na teoria de promessas e compromissos.

3 – Credibilidade é a base de um bom relacionamento.

4 – Negociação de experiência: o que é melhor para si mesmo e para sua empresa.

5 – Gerenciar expectativas: entender as expectativas e oferecer as melhores soluções.

HSM Online

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

Dica para um executivo “Mais Sênior” – Texto de Robert Wong (HSM Online) “Matriz SWOT” do Brasil – Revista HSM Management

1 Comentário Add your own

  • 1. Robson Xavier de Carvalho  |  14/10/2010 às 2:55 AM

    Botana, muito bacana esse post, parabéns, concordo com tudo. Devia ser uma colinha de bolso para muita gente.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2010
D S T Q Q S S
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: