Nova inteligência pedagógica empresarial – Texto de José Luiz Tejon (HSM Online)

30/09/2010 at 10:52 AM Deixe um comentário

Luiz Tejon fala sobre a nova inteligência pedagógica, que nasce no fazer, sentir e por fim pensar. Confira!

Quando Ford revolucionou o processo industrial criando a linha de montagem, serviu-se brilhantemente do modelo pedagógico da sua época: segmentar o conhecimento; ensinar a repetir do mesmo e buscar uma alta produtividade na mesma coisa, onde apenas o alto dirigente possuía a visão do todo. O mundo era muito mais lento e a síntese da estratégia era inventar algo e praticar a repetição do mesmo modelo.

A educação era para poucos. Mas o mundo já começava a mudar numa velocidade muito superior aos tempos das carroças. Deming, o americano que criou outra inteligência pedagógica empresarial, revolucionava o Japão, com o conceito da Qualidade Total. Vi o Kanban ser introduzido na Jacto S/A pelo seu fundador Shunji Nishimura, em 1979.

Por trás das discussões dos cinco por quês, vinha uma poderosa inteligência pedagógica empresarial. Um novo sistema que integrava do pedido do cliente à ordem de entrega dos fornecedores. Na fábrica da NSK, por exemplo, podemos assistir a um verdadeiro “show” dessa pedagogia. Se uma operação falha, a fábrica inteira para.

Saímos do compartimento, do olhar de uma particular área ou máquina, para a gestão total. De Ford, passando por Deming, e com as novas visões da “cadeia produtiva”, num acelerado mundo fracionado, estamos hoje sem uma nova inteligência pedagógica empresarial clara e consciente nos modelos de negócios para o século XXI.

Tratamos de gestão por competências, as áreas de RH realizam esforços consideráveis sobre o clima, formação, plano de carreira, identificação de talentos e de lideranças. Mas de fato o que ocorre é a distância considerável entre a convicção da importância de uma nova inteligência pedagógica por parte da alta direção e o que deveria ser um dos principais conhecimentos para a moderna administração de negócios.

Na escola não conseguimos ensinar à moda antiga. Precisamos agora muito mais do talento humano para aprender a aprender rapidamente num planeta globalizado, onde cerca de 97% das empresas vencedoras são aquelas que copiam e adaptam com inovações, o que outras conseguem inventar mas que são lentas para usufruir.

A pedagogia antiga tratava do pensar – fazer para depois sentir (se é que alguém chegava um dia a sentir). A nova inteligência pedagógica empresarial nasce no fazer – sentir e por fim pensar. Isto quer dizer: contatos totais e instantâneos com as distintas e múltiplas realidades. O fazer, sentir e pensar vão ficando cada vez mais integrados num movimento atômico. Esta nova dinâmica exige a formação de seres humanos apaixonados pela mudança e com capacidade criadora. A nova inteligência pedagógica empresarial representa a arte do “aprender a aprender”. O futuro não é mais criado pelo presente. O futuro é criado pelo que vamos aprender no futuro. Isso quer dizer: o presente já é o futuro.

José Luiz Tejon (Mestre em arte e cultura pela Universidade Mackenzie Doutorando em Ciências da Educação. Professor da ESPM e FGV Consultor, escritor e ex- Diretor do Grupo O Estado de São Paulo. Presidente da TCA Internacional.

HSM Online

Anúncios

Entry filed under: Gestão, Tecnólogo Gráfico - Qual o caminho?.

Sugestão de Leitura: Como as Gigantes Caem – Jim Collins Apresentação – Custos e Formação de Preços (Aspectos Práticos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: