Instruir para construir – Texto de Denis Mello (HSM Online)

21/09/2010 at 8:40 AM 1 comentário

Você também acha que a formação universitária, ao privilegiar a visão teórica acadêmica, afasta-se da dinâmica de um mercado que muda a cada dia?

Por conta da atividade de consultor, tenho a oportunidade de manter contato frequente com jovens executivos, em sua maioria, recém-formados, cuja carência acadêmica aponta para uma constatação recorrente: o distanciamento da realidade do mercado no qual atuam. A despeito de inteligência, boa formação teórica e disposição em aprender e apreender novos conhecimentos, a maior parte desses jovens chega ao mercado de trabalho incapaz de dominar práticas inerentes à área para a qual foram “formados”. Isto por que o modelo do Ensino Superior brasileiro é a antítese do conceito Aristotélico de que “é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. A formação universitária, ao privilegiar a visão teórica acadêmica, afasta-se da dinâmica de um mercado que muda a cada dia.

Essa carência leva-nos à distorção da posição social dos universitários e das empresas. Devido às falhas na Educação Superior, os estudantes surgem como grandes vítimas dos equívocos acadêmicos, enquanto as corporações são obrigadas a atuar como formadoras e não como complementadoras de mão de obra especializada. Após anos de alto investimento financeiro, os ex-universitários ainda trazem em sua bagagem profissional conhecimentos técnicos superficiais, que não condizem com a realidade do dia a dia do mundo corporativo.

Acredito que o debate de tal deformação deva levar-nos à aplicação de propostas capazes de combater o forte descompasso que há entre universidades e empresas, ou seja, auxiliar na desconstrução do atual hermetismo do ensino pelo ensino, no qual muitas universidades optam por uma “linha de produção”. Isso funciona como forma de oferecer um padrão de formação, que, supostamente, atenda às necessidades de seus “alunos-clientes”.

Em minha opinião, a base de uma boa formação de executivos e empreendedores está na aproximação entre universidades e empresas. Uma relação construída e mantida por meio da troca de experiências, na qual ambas as partes têm muito a colaborar e a ganhar, numa iniciativa que possibilite o compartilhamento de conhecimentos científicos e mercadológicos, o que, certamente, enriquecerá a construção do conhecimento acadêmico e incentivará a revelação de talentos.

Portanto, creio que o caminho que levará as universidades a se tornarem centros geradores de executivos de ponta está na base de teorias de grandes pensadores como Molière, para quem “a escola mais educativa é a da experiência”. Penso que assim seremos um país capaz de instruir para construir.

Denis Mello (Diretor-presidente do FBDE | NEXION Consulting – http://www.fbde.com.br – Consultores e Auditores em Marketing, Vendas e Gestão Empresarial. E-mail: diretoria@fbde.com.br. Siga: http://www.twitter.com/fbdenexion / twitter.com/denismello)

HSM Online

Anúncios

Entry filed under: Gestão, Senai.

Trabalhador sem qualificação vira artigo de luxo no Brasil – Texto de Eva Rodrigues Curso: Custos e Formação de Preços – Flávio Botana – ABTG – 09 e 16 de Outubro de 2010

1 Comentário Add your own

  • 1. Robson Xavier de Carvalho  |  26/09/2010 às 11:15 PM

    Botana, com relação a essa aproximação com o mercado, enquanto vendedor da Starlaser e aluno da graduação do Senai, eu tentei mostrar para o pessoal da pós em gestão inovadora alguns sistemas de controle de processo baseados na ISO 12.647 que 2 anos depois tornaria-se categoria do Prêmio Pini. Saí da reunião ouvindo que o cara responsável pelo offset naquela ocasião não gostava muito de novidades e modernidades. Portanto, o mercado não chegou na academia de gestão inovadora porque algum “inovador” não gostava de modernidades.
    Como aluno e como profissional do mercado senti-me duplamente frustrado. A minha conclusão é de que, às vezes, as pessoas envolvidas é que desperdiçam o potencial das parcerias com suas “vontadinhas” e “melindres”. Isso rende novo tópico. Abração!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: