Tá com medo de ser promovido? Troque de carreira! – Texto de Adriano Silva (Fonte: http://portalexame.abril.com.br)

19/08/2010 at 11:12 AM 1 comentário

“Peter Parker, meu filho, na sua carreira será assim: quanto mais grana você ganhar e quanto mais for promovido, mais infernal será sua vida”

Pois é, parece anedota, mas há situações em que essa tremenda contradição se impõe: o sujeito não quer ser promovido porque a vida além e acima da posição que ele ocupa simplesmente não é atraente. Ou pior: é terrível, é chata, é escorchante, é desgostosa. Acho que já disse isso aqui – há um dito da vida corporativa, muito verdadeiro, que ouvi uma vez do presidente da empresa onde eu trabalhava, que é assim: o ideal seria ter o salário do final da carreira fazendo o que você fazia no início. Isso implica que no mais das vezes galgar posições carreira afora significa ir deixando de fazer aquilo que lhe trouxe para a profissão lá no início. O médico deixa de fazer medicina quando vira diretor do hospital. O engenheiro passa a gerir engenheiros, e abandona os cálculos e modelagens, quando vira gerente do departamento. E assim por diante. Isso é mais ou menos natural e até certo ponto inevitável. O pessoal inventou a tal da carreira em Y para tentar escapar a essa armadilha. Mas, se você quer saber, até hoje eu não vi essa boa ideia dar muito certo em lugar algum… Seria de fato espetacular se o artista pudesse ser promovido dentro da sua arte, não tendo que virar um gestor, um vendedor ou um financista para ganhar mais. Para mim, no entanto, esse desiderato ainda pertence ao mundo das fadas e dos duendes.

Seja como for, há algumas profissões que levam essa condição de crescer em direção ao inferno, de promover o sujeito para a frigideira, ao extremo. A conta dos pilas a mais que ele vai enfiar no bolso acaba ficando tão cara que não vale a pena. Mesmo que ele tope a parada, às vezes por inércia, ou por falta de coragem de dizer não, no íntimo ele sabe que aquela falsa vantagem não lhe fará muito bem. Que antes era melhor. A frase lapidar do Tio Ben, do Homem Aranha – “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” – parece estar sendo parafraseada assim – “Com um salário maior, virá uma pressão e uma ansiedade quase inadministráveis”. Estou a dois palitos de citar algumas profissões em que eu só vejo as pessoas se lamentando de ter sido promovidas, de terem assumido novos cargos e com eles um cotidiano miserável, cheio de espinhosos pepinos, de imensos problemas recorrentes para resolver – com aquela sensação palerma e fatigante de quem está fadado a enxugar gelo pela eternidade. Mas me pergunto se isso não acontece em todo lugar, em qualquer ramo, cada vez mais. E me pergunto também – para onde vai o mercado quando quanto mais você cresce, pior fica? Como podem essas empresas sobreviver quando o que de melhor tem a oferecer causa repulsa aos talentos? Será que terão que oferecer cada vez mais dinheiro, pagar cada vez mais caro pelo sexo, já que amor e afeição, por não oferecerem, jamais receberão de volta? O problema é que dinheiro não compra todas as coisas. E, além disso, dinheiro também acaba.

Anúncios

Entry filed under: Gestão, Tecnólogo Gráfico - Qual o caminho?.

Estresse: nem mocinho nem vilão – Texto de André Dametto (HSM Online) 8º Semestral – Trabalho GEP3 – Visão Estratégica

1 Comentário Add your own

  • 1. Robson Xavier de Carvalho  |  23/08/2010 às 5:53 AM

    Creio que isso acontece muito no ambiente comercial, por exemplo. Sabemos que muitos vendedores bem sucedidos são agressivos e ganham um bom dinheiro. De repente lhe dão uma gerência! Aquele campeão de metas vai sumindo aos poucos, vai dando lugar ao infeliz que, por ser individualista ao extremo (e iso é comum em vendedores top), não sabe dividir sua atenção e esforço com a equipe, não sabe ajudar, não sabe ser escada para os que vem atrás e não tem a menor aptidão para ser agora um profissional que vive de ajudar os outros.
    Talvez isso sirva como gancho para você falar de líderes de equipes.
    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


agosto 2010
D S T Q Q S S
« jul   set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: