Salários em alta na China

17/06/2010 at 12:31 PM Deixe um comentário

Ásia: Aumento de custo deve ser repassado a produtos, mas servirá para incentivar demanda interna do país

Salário em alta afeta a percepção da China

Agências internacionais
08/06/2010

As empresas estão elevando os salários de seus empregados na China, numa tendência que vem crescendo no país e que pode, em última instância, se refletir no aumento dos preços dos produtos chineses por todo o mundo ou na fuga de investidores preocupados com o aumento de custo de produção. Por outro lado, isso pode ser benéfico para melhorar o consumo interno chinês e ajudar equilibrar a economia mundial.

Ontem, a Foxconn, gigante de montagem de produtos eletrônicos – como iPads e celulares – que é controlada pela taiwanesa Hon Hai, anunciou novo aumento de salários, que eleva em 70% (em relação a outubro) o valor pago a boa parte de seus quase 300 mil trabalhadores em Shenzhen, sul da China. Foi a segunda vez em poucas semanas que a empresa reajustou salários. Ela vem sendo investigada por suas práticas trabalhistas depois que dez de seus operários se suicidaram nos últimos meses.

Na semana passada, a Honda aumentou os salários de sua fábrica de autopeças na China em 24%, depois de uma greve inédita que paralisou suas operações. Ao contrário de ocasiões anteriores, o governo chinês não vem reprimindo as mobilizações trabalhistas.

Embora os salários na China ainda sejam baixos se comparados com os dos EUA e da Europa, analistas dizem que as mudanças devem se refletir nos preços dos produtos. “Já faz um bom tempo que a China vem sendo a âncora de deflação global. Mas podemos estar no começo do fim de uma era”, disse Dong Tao, economista do Credit Suisse.

E investidores internacionais já começam a reagir. O BofA Merril Lynch aconselhou seus clientes a vender ações de empresas de cimento e siderúrgicas da China, devido à alta de custos. As ações da Hon Hai caíram 5,6% em Taiwan, após o anúncio sobre o salário.

A tendência de alta salarial também se verifica no setor estatal. Sete Províncias chinesas aumentaram seus salários mínimos no primeiro trimestre. Os salários já haviam sido reajustados no ano passado, num momento em que o governo tentava estimular a economia, atingida pela crise global.

Segundo uma previsão dos analistas Jun Ma e Wenjie Lu, do Deutsche Bank, mais Províncias e cidades chinesas devem aumentar em cerca de 20% os seus salários mínimos nas próximas semanas, pois “o aumento de custos trabalhistas agora se tornou um imperativo político”.

Um editorial do jornal estatal “China Daily”, tido como porta-voz do governo, defendeu na semana passada que o país não pode depender mais da mão de obra barata como motor de crescimento.

Para o HSBC, os aumentos de salário podem ser uma “boa notícia”, já que estimulam o consumo interno e, assim, limitam eventuais desacelerações da economia do país. “Com os salários mínimos melhorando substancialmente, o crescimento dos gastos do consumidor deve permanecer forte pelo resto do ano”, disse Qu Hongbin, economista-chefe do HSBC em Hong Kong. “[O aumento de salários] e os investimentos em mais de 60 mil projetos de infraestrutura em curso no país devem servir como um piso para qualquer desaceleração econômica.”

A economia chinesa deve crescer cerca de 9% pelo resto do ano e em 2011, diz Qu. No primeiro trimestre, o PIB chinês cresceu 11,9%.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

A chave para inovação – Texto (excelente!!!) de Charles Bezerra (HSM Online) Quem serão os Líderes do Futuro na Indústria Gráfica – Texto de Flávio Botana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: