Prova de Gestão de Recursos 2 – Sugestão de Respostas

11/06/2010 at 9:27 AM Deixe um comentário

2a Prova de Gestão de Recursos 2

1- Você é Diretor de uma gráfica que está razoavelmente bem estruturada, mas que tem um problema. O gerente de produção tem uma série de atividades paralelas e não consegue se focar nos itens básicos de qualidade e produtividade do seu Departamento.
Destas atividades as que mais tomam tempo são:
– atividades de melhorias de processo (principalmente os testes), tais como novas matérias primas, produtos auxiliares, etc.
– atividades que envolvem manutenção, tais como elaboração e acompanhamento de planos de manutenção preventiva, compra de peças, lubrificantes, etc
– Atividades de programação, tais como mudanças de seqüência, etc.
Você tem todo o interesse em tirar estas atividades do gerente de produção. Como você faria esta mudança? Que tipo de profissional você usaria para estas atividades? Como ficaria o organograma da fábrica?

A idéia básica nesta questão é reforçar a necessidade de que o gerente de produção tenha as suas atividades focadas em qualidade e produtividade, e que é responsabilidade da Direção da empresa criar uma estrutura que viabilize este conceito.
Diante da questão apresentada (e pelo fato de que a questão não define o “tamanho” da empresa), pode-se pensar em estruturar Departamentos de Processos, Manutenção e PCP, mas também é viável pensar, no caso de empresas pequenas, em uma ou algumas pessoas que dêem suporte à Produção para efetuar estas atividades.
Com relação ao tipo de profissional, acredito que o tecnólogo gráfico tem o perfil ideal para exercer estas atividades, que juntam aspectos técnicos com aspectos de gestão. É uma excelente oportunidade para os tecnólogos e uma boa solução para as empresas.
No que se refere ao organograma, a única questão que acredito ser extremamente relevante é o posicionamento da área de planejamento em uma área “neutra” em relação ao Comercial e à Produção

2- Você é Diretor de uma gráfica de embalagens, e está preocupado com o alto nível de estoques da empresa. Ao fazer um levantamento você percebe que todos os estoques estão altos: os de matérias-primas, os de produtos em processo e o de produtos acabados. Que medidas você tomaria para tentar reduzir o valor do estoque? Em quais destes estoques você atuaria prioritariamente?

Conceitualmente todo estoque é ruim, pois significa capital parado. Agora, os “piores” estoques são aqueles que além do valor dos materiais, propriamente ditos, já passaram por processos dentro da empresa e que portanto já agregaram valor.
Produtos acabados são os de maior valor agregado. Deve-se evitar ao máximo te-los. Só vale a pena ter este tipo de estoque se você teve uma redução substancial de custo por fazer menos setups. Normalmente as empresas gráficas que trabalham por encomenda só têm este tipo de estoque quando existe algum tipo de imposição comercial por parte de algum cliente que é interessante para a empresa, que não é possível negociar. Quando for assim, não há o que fazer
Estoque de produtos em processo também devem ser evitados. O PCP e a Produção devem ter uma atuação conjunta para a redução do leadtime de produção. Começou a produzir, deve-se tentar acabar o mais rápido possível.
Estoques de matéria prima serão necessários por questões econômicas (oportunidades de boas negociações) ou quando existe o risco de desabastecimento por parte dos seus fornecedores. É o estoque que pode ser admissível por questões estratégicas.

3- Você é o Gerente Comercial de uma gráfica que está com sérios problemas de ociosidade. Que estratégia você adotaria numa negociação comercial onde existe uma diferença substancial entre o preço que você está oferecendo e o preço que o cliente está disposto a pagar, e não se percebe muita flexibilidade neste item? Justifique.

Conforme falamos nas nossas aulas de negociação, devemos buscar atender outros “interesses” do cliente que não estejam focados no preço. Pode ser condições de pagamento, entregas parceladas, oferecimento de algum serviço diferenciado, formalização de um contrato de longo prazo, etc. O fato é que buscar o valor médio do preço entre o que o cliente quer e o que você oferece não trará benefício para nenhuma das empresas

Anúncios

Entry filed under: Notas de Aula, Senai.

Prova de Gestão de Recursos 1 (Botana) – Sugestão de Respostas Notas da 2a Prova e Média Final – GEP3 – 8º Semestral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


junho 2010
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: