Gestão de Produção 3: Prova realizada em 06Abr Comentada

08/04/2010 at 9:57 AM Deixe um comentário

1) Você é Diretor Industrial de uma gráfica que é reconhecida tradicionalmente como uma empresa de qualidade diferenciada. Ocorre que nos últimos tempos, para conseguir ser competitivo em prazos e em preços, a qualidade vem caindo a ponto de já terem ocorrido reclamações de clientes tradicionais (“ O que está acontecendo?”; “Vocês já não são mais os mesmos”, etc).
Foi solicitado pela Empresa um plano estratégico para reverter esta situação:
Defina medidas de curto (aprox 3 meses), médio (aprox 1 ano) e longo prazo (aprox 3 anos) do seu Plano e justifique cada uma delas.

Medidas de Curto Prazo:
“Apagar o incêndio”
É preciso resgatar o conceito junto aos clientes (mesmo que isso num primeiro momento possa refletir negativamente nos custos); pois afinal de contas os clientes são quem mantem a empresa viva.
– Trabalhar fortemente junto à equipe para ver o que piorou em relação ao que era oferecido anteriormente e voltar àquela situação.
– Efetuar um controle de qualidade fortíssimo para não permitir que problemas cheguem ao cliente.
– Colocar o Departamento Comercial próximo aos principais clientes, para ouvi-los e mostrar a eles as providências que estão sendo tomadas.

Medidas de Médio Prazo:
“Trabalhar os Recursos Internos”
É preciso motivar as pessoas na busca da excelência.
– Analisar criticamente os erros acontecidos para buscar soluções sistêmicas para os erros
– Discutir com as equipes os fatores que os impedem de produzir com a qualidade necessária e procurar resolver (ou justificar a não solução) os problemas apresentados. Treinar e Motivar as pessoas
– Reanalisar procedimentos de trabalho, verificar matérias primas existentes, fluxo de informações, fluxo de trabalho, etc.

Medidas de Longo Prazo:
Adequação da Fábrica às necessidades dos Clientes
– Verificação se os Recursos Existentes estão adequados ou se há a necessidade de investimentos.
– Estruturação definitiva da equipe e das lideranças para a excelência, já com as devidas substituições que sejam necessárias
– Otimizar a política comercial para aumentar cada vez mais a aproximação entre clientes e a fábrica.

2) A maioria das gráficas do Brasil são familiares e de pequeno porte. Este tipo de empresa precisa fazer planejamento estratégico? Que ganhos ela obteria se o fizesse? Vale a pena?

Por mais simples que seja a empresa tem que fazer o seu planejamento estratégico.
O Planejamento define metas de crescimento, futuros investimentos, reestruturações organizacionais, política de recursos humanos, estruturação da fábrica, etc.
Tudo isso tem que ser discutido, tem que ser alinhado e tem que ser executado e acompanhado para possíveis correções de rota.
Tudo isso pode ser informal, se preciso; mas não pode ser esquecido.
Sempre vale a pena pensar no futuro para se procurar garantir a continuidade da empresa. Afinal de contas, as empresas foram criadas para crescer e não para morrer!

3) Você é diretor industrial de uma gráfica a acabou de receber a seguinte diretriz: “reduza 20% dos seus custos”. Como você estrutura um plano para obter este resultado?

O que se espera nesta questão é, antes de mais nada, uma analise dos Custos Fixos (o “porquinho”).
Antes de sair mexendo na estrutura da fábrica, em matérias primas, etc. é preciso olhar e julgar cuidadosamente a estrutura de suporte e os serviços de apoio da empresa, para ver se eles realmente contribuem para o sucesso da produção ou se são apenas “gorduras” que aumentam os custos sem dar resultados expressivos.
Depois disso, trabalha-se na Produção…

Anúncios

Entry filed under: Gráfica, Notas de Aula, Senai.

Gestão de Recursos 2: Material atualizado!! Pesquisa “Os Leitores Brasileiros e o Livro Digital” – 2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


abril 2010
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: