Os 13 Fatores Determinantes no Sucesso das Empresas – Texto de Daniel Domeneghetti

06/04/2010 at 11:04 AM Deixe um comentário

Em 2003, portanto há 7 anos atrás, produzimos no Strategy Research Center um Estudo chamado “Os 13 Fatores que Irão Nortear a Competitividade das Empresas nos Próximos 10 Anos”. Este estudo foi intensamente discutido, apresentado, debatido e criticado em diversos fóruns nacionais e internacionais, tanto acadêmicos, como corporativos..

O momento que vivemos (pós-crise) nos motivou a recuperar este estudo. Analise os fatores enunciados e avalie a realidade corporativa atual frente à crise econômica internacional, principalmente vivida pelas corporações norte-americanas.

Certamente o atual cenário internacional é determinado por inúmeros outros fatores que não somente os tratados abaixo. Mas pondere sobre a real magnitude destes elementos e o quanto a visão cultural, política, economia (macro e micro) e os modelos de gestão norte-americanos perderam em relação a esta forma de enxergar o mercado, hoje impostamente orientado à integração global, gestão do capital intelectual, reputação e compreensão de fenômenos locais e específicos (diversidade aí inclusa).

Como analistas e estudiosos do mundo empresarial dinâmico e, muitas vezes, caótico, estamos sempre sujeitos ao erro de interpretação, análise ou formatação de determinada tendência. Neste estudo, como poderão ver, acertamos na mosca!

OBS: Os textos são os originais, escritos em 2003, se referem à realidade de 2003 e a projeção para o futuro.

Acesse http://www.domsp.com.br e leia a contextualização e a explicação detalhada de todos os fatores abaixo.

1º fator: Da Era do Conhecimento para a Era dos Intangíveis

2º fator: Uniqueness (singularidade) para estratégias, modelos de negócio, produtos e serviços como real diferencial competitivo

3º fator: Serviços não serão mais um diferencial sustentável. Marcas e princípios/atitudes/posturas serão

4º fator: A perpetuidade está no valor nos ativos intangíveis

5º fator: Tecnologia e inovação como meios. Redes, mobilidade, multimídia e multicanais como tijolos digitais nas arquiteturas de negócios

6º fator: Governança, transparência, sustentabilidade e reputação como premissas essenciais da boa gestão da empresa e de toda cadeia de valor

7º fator: Necessidade urgente de homologação de modelos de precificação do valor intangível das empresas

8º fator: Valor deve ser balanceado para todos stakeholders, do acionista ao funcionário. O cliente deve ser visto como acionista da empresa.

9º fator: Mudança imperativa no sistema contábil, para acompanhar a nova lógica do valor intangível

10º fator: O domínio da lógica do “Eu S.A.”, determinando novos modelos e relações de trabalho

11º fator: Acentuação da gestão e orçamentação por projetos e não mais por áreas e departamentos

12º fator: Necessidade de se desenvolverem modelos mercadológicos e corporativos de proteção de valor

13º fator: Obrigatoriedade de aceleração do processo de evolução e paralelização do arcabouço jurídico internacional para empresas

Anúncios

Entry filed under: Gestão.

O líder vale pela qualidade de suas decisões – Noel Tichy Gestão de Recursos 1: Prova realizada em 06Abr Comentada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


abril 2010
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: