Indignação

19/12/2009 at 10:23 AM 6 comentários

Texto escrito pela minha esposa Rosely Botana e com o qual concordo integralmente!!!

“Começo com uma pequena história: Railane, uma jovem de 19 anos, moradora de rua, viciada em crack, enfrentou um estuprador e salvou uma menina de 4 anos que seria violentada se não fosse sua coragem. Isso aconteceu a mais ou menos 10 dias em São Bernardo do Campo, São Paulo.

Tomei conhecimento dessa história no programa “Mais Você” de Ana Maria Braga, que inclusive se dispôs a ajudar a jovem Railane a se livrar do vício numa clínica de recuperação de drogados (o que já está sendo feito na Clínica Bezerra de Menezes, em Diadema)

O que me causou indignação foi que somente este programa de televisão deu destaque a este caso.

Não vi, não li e nem ouvi nada sobre o assunto em nenhum telejornal, programa de entrevista, revistas e jornais de grande circulação.

Em contra partida ficamos acompanhando o “caso” da aluna de minissaia da UNIBAN, em São Bernardo do Campo (curiosamente na mesma cidade de Railane) durante 3 semanas ou mais.

A aluna “hostilizada” virou celebridade em pouco tempo: internet, capa de revista, entrevistas, fotos, presença constante na mídia – grande destaque (na minha humilde opinião, exagerado)

Não cabe aqui julgar o caso da UNIBAN, mas o que me fez parar para pensar foi o seguinte: os fatos relevantes como o da menina Railane passam desapercebidos.

Uma história que deveria ser tomada como exemplo de solidariedade e coragem como a de Railane não tem a notoriedade que merecia.

Percebo que em nosso país valoriza-se o vulgar, o pequeno… Nivela-se tudo por baixo.

Formam-se heróis às avessas.

Isso é muito triste!”

E você, o que acha?

Dê a sua opinião!!!

Anúncios

Entry filed under: Geral.

TCC’s 8o. Semestral – Erica / Jean / Rafael TCC’s apresentados na 6a feira (18/12). Me enviem por e-mail!

6 Comentários Add your own

  • 1. Marina  |  20/12/2009 às 11:29 AM

    Querida Rosely,
    Estou plenamente de acordo com as suas palavras. É impressionante como o ser humano ainda valoriza muito mais as questoes supérfluas, vulgares e de pouco valor educativo.
    Moro em Buenos Aires e vi a reportagem no programa da Ana Maria Braga e te conto que aqui também a situaçao nao é diferente. Diria que é bem pior, os noticiários locais inclusive difundiram com grande destaque o caso da aluna da UNIBAN.
    O que quero dizer é que, infelizmente, esse nao é um problema local, mas sim quase generalizado.
    O ser humano está doente, seriamente doente e carente.
    Carente de valores éticos e morais. Carente de princípios dignos e honrados. Carente de sentimentos nobres e verdadeiros.
    Nao sei se é uma tentativa de fugir da realidade ou se somos “vítimas” de um vazio interior muito grande.
    Ainda bem que ainda existem pessoas como essa grande apresentadora e, ao que se percebe, excelente ser humano, que nos trazem à luz notícas como essa da Railane.
    Parabéns Ana María!
    Parabéns Rosely!

    Um grande abraço,

    Marina

    Responder
  • 2. Vivian  |  20/12/2009 às 7:38 PM

    Olá!

    Fiquei indignada com essa notícia! Engraçado como nossos falsos heróis tomam destaque, e acabamos não tomando conhecimento dos relevantes acontecimentos.

    Responder
  • 3. Pedro  |  21/12/2009 às 8:07 AM

    O que dá ou tira destaque a noticiais é nossa audiência, cabe a cada um escolher melhor o que assiste, esse é o voto que damos para a informação que recebemos.

    Abraços!

    Responder
  • 4. Vania Boretto procencio  |  23/12/2009 às 1:58 PM

    Sou da Uniban e presenciei muitos estudantes serem prejudicados, sendo rejeitados em estágios por conta do ocorrido, embora somente 1% dos alunos estivessem presentes.A imprensa MASSACROU nossa universidade no geral e ninguém quis ouvir o nosso lado, o dos que não tiveram nada a ver. Não achei legal o que houve, mas perdeu-se o controle. Quando eu vi a materia da Railane na Ana, escrevi-lhe um email dizendo justamente isso! Me senti feliz novamente.
    Abs

    Responder
  • 5. Gustavo Gotto  |  31/12/2009 às 1:31 PM

    Realmente… agora que li esta postagem é que soube o que aconteceu com a Railane, pois como dito, em nenhum noticiário de maior repercusão foi publicado tal notícia. E por contrapartida o caso da Uniban eu já estava cheio de ouvir falar na televisão.
    É dificil acreditar que possa uma mesma pessoa ter duas opiniões distintas, mas no meu caso vejo esse fato por dois lados. O lado humano, que concordo que a mídia foi para o lado mais vulgar da realidade, deixando pouvo visível fatos que poderia servir como exemplo para a sociedade. Por outro lado, vejo a visão dos negócios que a comunicação pretende. Será que a Railane provocaria mais olhares do público do que a mini saia na Uniban? Afinal todo objetivo de qualquer empresa é ganhar dinheiro e os meios de comunicação também são os meios do capitalismo. Porém acredito que tudo tem limites e o dinheiro não deve ultrapassar os conceitos de ética humana.
    Abraço!!!!

    Responder
  • 6. Elizabeth  |  31/10/2010 às 6:18 PM

    Concordo com você, infelizmente, eu não sei o que será de nós , do planeta etc se nenhuma medida for tomada para humanizar e esclarecer a imprensa não têm a mínima conciência com a responsábilidade social, desconhece sua responsabilidade enquanto formadora de opiniões, trabalha para o capitalista, provavelvente não têm que fazer nenhum juramento de ética , compromisso com a verdade etc.
    Na Uniban não foi a minissaia da Geisy que chocou, mas sim a ignorância de jovens de deveriam ser mais asclarecidos por serem universitários no entanto mostraram ser tão nocivos quanto o individuo que tentou estuprar a criança cujo Railane Salvou.
    É este tipo de pessoa que a sociedade esta formando, que as universidades estão formando, este tipo de imprensa, ressalta sempre o papel dos bandidos e apagam os heróis .
    Parabéns Railane, quanto chorei emocionada pelo o que você fez . Você é uma heroina .É isso ai, se você presencia um crime e se omite, isso o torna também um criminoso. Isto serve para os outros alunos da Uniban. Quando eu era pequena ouvia meu pai dizer que um burro carregado de livros não é um doutor , Não sabia o que queria dizer…
    Railane você tem luz própria, não precisa da imprensa . Tudo de bom sempre!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


dezembro 2009
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: