ISO 12647 – Você sabe o que é isso?

18/11/2009 at 11:03 AM 1 comentário

O Jonathan Geiger da Color Ink me mandou este texto para dar uma idéia a quem não conhece sobre o que é esta Norma. (Obrigado Jonathan!!)

ISO 12647

Este é um conjunto de normas que tem como objetivo padronizar o mercado gráfico na gestão e controle das cores.

Este conjunto de normas é composto por:

12647 – 1: Parâmetros de processo e métodos de ensaio
12647 – 2: Processo de impressão para Offset
12647 – 3: Processo de impressão para Jornal
12647 – 4: Processo de impressão para Rotogravura
12647 – 5: Processo de impressão para Serigrafia
12647 – 6: Processo de impressão para Flexografia
12647 – 7: Sistema de provas digitais

Estas normas prevêem condições de processos padronizados, determinando valores atingíveis por todos os fornecedores de insumos e fabricantes de equipamentos, dentro do cada segmento específico.

Como isso? Por exemplo, é determinado um valor padrão para as cores primárias das tintas e suas sobreposições, de duas ou três cores, determina-se também condições para a impressão, como o ganho de ponto, sendo o ganho do Preto diferente do ganho para Cyan, Magenta e Amarelo.

Como todos estes conjuntos de parâmetros funcionam? Os fabricantes de tintas necessitam adequar seu fornecimento dentro do padrão colorimétrico, em conjunto com as características reológicas desejadas para cada mercado e/ou aplicação. Este insumo em máquina apresentará um resultado, que poderá ser trabalhado de diversas formas para enquadrá-las dentro das condições normativas para cada sistema de impressão e seus substratos. O resultado deste esforço será um processo previsível e controlável.
No entanto, os fornecedores de substratos ainda não se adequaram a estas especificações, obtendo então, uma variável dependente e não controlável no processo de impressão.

Isso tudo não para por aí, porque se pode integrar estas normas para conseguir um resultado esperado, como por exemplo, a padronização do sistema de provas digitais e o uso de perfis de cores baseado nestes padrões para o tratamento de imagens, destinado a prever a resposta do trabalho em um sistema.

Qual é a vantagem de trabalhar com um sistema normatizado? Esta padronização permitirá maior controle sobre as variáveis de processo para tomar ações corretivas com maior eficiência e rapidez, tornando o processo mais estável e produtivo. Isso tudo será proporcionado aos empresários que apostarem e investirem neste desenvolvimento tecnológico, convertendo em lucro estas ações.

Anúncios

Entry filed under: Geral, Gráfica, Notas de Aula, Senai.

Os 14 princípios de Deming – A alavanca do sucesso japonês do pós-guerra Os 7 pecados das apresentações em PowerPoint

1 Comentário Add your own

  • 1. Robson Carvalho  |  22/11/2009 às 3:12 PM

    Botana,
    Muito bacana a idéia de discutir 12647 no blog. O assunto é muito bom e será a nova onda dos clientes, depois das provas digitais e tão logo esfrie a conversa sobre FSC.
    Em 2007 quando a gente falava com as gráficas sobre o assunto éramos taxados de malucos, mas hoje já tem alguns clientes querendo isso das gráficas. Pelo menos grandes clientes globais como a Bosch que fica em Campinas.
    Um alerta, há quase 3 anos a associação gráfica da Colômbia criou uma categoria ISO 12647 no seu prêmio que equivale ao nosso Pini. Sob o aspecto da competição, acredito que em 2 anos muitos grandes compradores exigirão isso. Vendedores espertos vão usar isso como diferencial competitivo para influenciar seus clientes.
    Vamos discutir, esse assunto dá muito pano.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


novembro 2009
D S T Q Q S S
« out   dez »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: