Análise da Prova de Gestão da Qualidade realizada em 08/10/2009

09/10/2009 at 9:08 AM Deixe um comentário

O texto abaixo não deve ser considerado como um “gabarito”. É apenas uma referência para que os alunos comparem com a sua análise do problema.

1. Analise a seguinte situação: um novo diretor industrial foi contratado por uma empresa com a missão de melhorar a sua lucratividade. Como informação inicial foi passado a ele que o nível de conhecimento de uma forma geral é baixo.
Defina pelo menos 4 ações estratégicas de curto ou médio prazo que você acredita possam ajudar este diretor a atingir os seus objetivos.

A primeira conclusão que se pode tirar quando o nível de conhecimento é baixo é que o trabalho a ser feito envolve os Recursos Humanos da Empresa. É aí que eu sugiro que se atue.

A informação passada nos induz a pensar que a chance de estarem ocorrendo erros, retrabalhos e perdas é alta.

Portanto quando se pedem ações estratégicas de curto e médio prazo devemos atacar em 2 frentes:
– a primeira é um choque corretivo para conter problemas, pegando as falhas o mais cedo possível.
– a segunda é trabalhar na preparação da equipe para elevar o nível geral de conhecimento

Como ações eu proporia o seguinte:

– CURTO PRAZO – Selecionar o melhor operador/encarregado (que tenha o maior conhecimento técnico) para aprovar os serviços em máquina junto com os operadores. A idéia, que inicialmente não vai contar com a simpatia do pessoal, é que se evite que tenhamos que consertar futuramente problemas de materiais já impressos. Se possível também implementar algum tipo de controle de qualidade na Cópia de Chapas para garantir que as matrizes de impressão tenham qualidade.

– CURTO PRAZO – Tratar os erros. A cada problema grave se reunir com os envolvidos para trata-lo sistêmicamente, não buscando um culpado mas procurando ver o que se pode fazer para que erros semelhantes não ocorram no futuro. Eu colocaria um técnico ou tecnólogo para administrar este processo, mas a reunião sempre contaria com a presença do Diretor

– MÉDIO PRAZO – Até em função do que for aparecendo no item anterior, estabelecer pequenos programas de treinamento práticos “on the job” para melhorar o desempenho e a qualidade do pessoal.

– MÉDIO PRAZO – Avaliar a equipe e fazer as substituições necessárias, procurando contratar pessoal o mais qualificado possível. Isso pode incluir inclusive as lideranças, se elas de alguma forma tem influência no mau resultado do grupo.

Evidentemente esta é uma abordagem que pode ser aplicada, mas não é a única. Pode-se fazer trabalhos mais “técnicos” para atuar nas maiores causas de erro; pode-se também fazer um trabalho mais participativo, onde as pessoas começam dizendo das suas necessidades, etc

2. Qual é, em sua opinião, a importância de se ter uma boa especificação de um produto? Como você analisa a implementação de especificações na indústria gráfica? Se você fosse contratado por uma gráfica para implementar um trabalho de qualidade quais especificações você definiria como fundamentais?
Justifique suas respostas

A importância pode ser resumida na frase: “A especificação é a base de julgamento da qualidade do produto”. Se não se constrói esta base podemos cair no conceito de que o cliente tem sempre razão, e isso não costuma ser interessante nem lucrativo para o fornecedor!
A implementação na indústria gráfica sofre com o problema da subjetividade, principalmente no quesito “cor”. Em compensação acredito que outros itens como registro, variação de dobra e aspectos dimensionais poderiam ter um tratamento mais técnico e por conta da complexidade da cor, nada fazemos.
Acredito que se possa fazer algum trabalho com estas variáveis que citei acima e junto com um bom trabalho de gerenciamento de cor, aliado a procedimentos adequados para recebimento de arquivos, execução de provas e aprovações, possamos ter uma gráfica com qualidade boa e com um relacionamento técnico adequado com seus clientes.

3. Como você, no papel de líder de uma gráfica, atuaria para aumentar o nível de qualidade individual dos seus funcionários?

Se eu tivesse que resumir a resposta em 1 palavra, esta seria EXEMPLO. O líder incentiva a qualidade individual dos seus funcionários quando ele tem e demonstra a sua própria qualidade individual.
Além disso um outro aspecto fundamental é que o líder deve agir como educador junto a seu grupo, para aumentar o nível de qualidade individual das pessoas, incentivando as posturas positivas e corrigindo as posturas inadequadas.
Vale lembrar que nós não conseguimos mudar as pessoas. Nós só conseguimos mudar a nós mesmos. Portanto o que temos a fazer é sermos a melhor pessoa que conseguirmos ser, e torcer para que “caiam as fichas” nos nossos funcionários.

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Análise da Prova de Instalações Industriais realizada em 07/10/2009 Nós escrevemos muito mal!

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