Análise da Prova de Instalações Industriais realizada em 07/10/2009

08/10/2009 at 11:29 AM 1 comentário

O texto abaixo não deve ser considerado como um “gabarito”. É apenas uma referência para que os alunos comparem com a sua análise do problema.

1. Por que se diz que as instalações industriais atuam como um fator de potencialização do desempenho do processo principal? Dê algum exemplo.

A principal idéia a ser apresentada aqui é que a despesa envolvida numa instalação industrial é geralmente muito alta e ela por si só não traz retorno. O que justificará este investimento é o bom desempenho do processo a que esta instalação atende.

A mesma idéia só que vista por outro ângulo é a de que boa parte dos problemas que acontecem com os equipamentos, não tem como origem os equipamentos em si. Eles são provenientes de problemas com as instalações industriais que foram mal projetadas ou mal executadas. Alguns casos típicos são de oxidação precoce de componentes por excesso de umidade no ar comprimido ou placas queimadas por variação acima do normal da voltagem elétrica ou excesso de temperatura no ambiente.

Por isso o importante é sempre ter as informações claras sobre o que o fabricante precisa e executa-las corretamente para evitar problemas futuros e conseguir tirar do equipamento / processo o máximo possível.

2. Que decisões podem ser tomadas após se achar o “Centro de Gravidade” de distribuição de uma empresa, tal como foi feito no exercício em sala?

A decisão que o Centro de Gravidade ajuda a tomar é a localização da fábrica. O centro de gravidade é o ponto que otimiza a distribuição / transporte para os clientes, reduzindo os custos de transporte. Se para a empresa o fator “estar próximos dos clientes” for fundamental, deve-se fazer a análise do CG.

Só vale a pena reforçar que esta análise não pode ser feita isoladamente. Devem ser considerados também os outros critérios de decisão de localização de uma fábrica (acessos, condições para os funcionários, infra estrutura, etc) e ao final decidir pelo que melhor atende a empresa.

3. Discuta sobre as vantagens e as desvantagens de se instalar uma fábrica numa zona industrial ou numa zona urbana. Se você fosse mudar a sua empresa de endereço qual seria a sua opção: um local numa zona industrial ou urbana? Justifique.

As vantagens de uma zona industrial são a infra estrutura que é desenvolvida para empresas, acessos adequados, são normalmente próximas a corredores de saída convenientes (estradas, marginais, rodoanel, aeroportos) e não tem os inconvenientes de uma zona urbana (reclamações de barulho, trânsito, enchentes, rodízio)

A zona urbana tem a conveniência do acesso para os funcionários, facilidades para os clientes, em caso de aprovação em máquina, e a pouca necessidade de se ter uma infraestrutura interna para apoio ao funcionário (banco, farmácia, restaurante, etc)

Como melhor opção eu diria que para as médias / grandes empresas o caminho é a zona industrial, afinal como o próprio nome diz ela foi criada para receber indústrias. A zona urbana me parece mais adequada para pequenas empresas que não tem como se adequar facilmente a uma área sem infraestrutura para o pessoal.

Anúncios

Entry filed under: Senai.

Análise da Prova de Gestão da Produção realizada em 07/10/2009 Análise da Prova de Gestão da Qualidade realizada em 08/10/2009

1 Comentário Add your own

  • 1. Eduardo Molinari Lopes  |  08/10/2009 às 2:52 PM

    Fala Botana!

    Corrigiu as provas já ???

    Tem as notas ai ??

    abss

    Eduardo Molinari Lopes

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: