Análise da Prova de Gestão de Recursos realizada em 06/10/2009

07/10/2009 at 8:51 AM Deixe um comentário

O texto abaixo não deve ser considerado como um “gabarito”. É apenas uma referência para que os alunos comparem com a sua análise do problema.

1) Você trabalha numa grande empresa gráfica, que é lider em seu ramo de atuação e altamente produtiva e rentável. Chega na sua empresa a informação de que o maior grupo mundial de gráficas do seu ramo irá se instalar no Brasil daqui a aproximadamente 1 ano, com o objetivo de ser líder de mercado.

A empresa montou um grupo de trabalho para analisar o assunto, do qual você faz parte. Que ações estratégicas preventivas você proporia para a sua empresa, em relação a esta informação?

A situação apresentada na questão é a do “Entrante Potencial” que vem, geralmente com muito capital, para invadir o mercado e ocupar um lugar de destaque.

A empresa que realiza o estudo está em uma situação confortável, mas não pode, de forma alguma, desprezar esta informação, achando que nada irá afetar a situação atual. Seria um comodismo inaceitável.

O que se espera são medidas preventivas que, por um lado, devem aumentar a fidelidade / vínculo com os clientes e, por outro, que inibam a vontade do entrante potencial de brigar pela liderança

Algumas propostas que podem surgir:

– Procurar os clientes principais e abrir negociações para acordos de longo prazo, mesmo que isso implique em alguma queda de margem de lucro. Troca-se rentabilidade por fidelidade.

– Agregar serviços para o cliente com o intuito de fazer com que ele só troque de fornecedor se houver uma proposta muitíssimo diferenciada (em preço). Exemplos destes serviços seriam: atuação em logística; guarda/conservação de originais/arquivos; administração de conteúdo; intermediação entre veículos e agências.

– Trabalhar fortemente qualidade e atendimento para que não ocorram falhas que “abram frestas” para a entrada de concorrentes.

– Discussão entre os fornecedores locais para enfrentar o novo competidor

– Com muito cuidado, praticar uma política de preços mais agressiva neste período para não tornar o mercado tão atrativo para o novo competidor

Agora, apesar de todas estas medidas, eu nunca descartaria a possibilidade de analisar uma possível venda de minha empresa para este grupo multinacional. Se as condições do mercado se mostrarem muito difíceis para competir e se houver uma proposta interessante, porque não?

2) A gráfica na qual você trabalha deverá sofrer uma séria reformulação em função de problemas de competitividade no mercado.

A empresa tem:
– qualidade adequada
– prazos um pouco maiores que o mercado
– preço acima do mercado

A empresa não dispõe de caixa para ações imediatas que envolvam altos investimentos e montou um grupo de trabalho, do qual você, tecnólogo gráfico, faz parte. Esse grupo deve propor ações estratégicas de curto, médio e longo prazo para reverter a situação existente, utilizando a visão de mercado atual. Apresente 1 proposta de curto, 1 de médio e 1 de longo prazo que você apresentaria ao grupo para discussão.

Normalmente quando não se tem recursos financeiros para ações imediatas, deve-se usar os RECURSOS HUMANOS.

Eu formaria 2 grupos de trabalho (formados por funcionários da produção e das áreas de staff): um para reduzir prazos sem perder a qualidade e outro para reduzir custos sem perder a qualidade, ambos sob a coordenação da diretoria da empresa.

Eles teriam como meta formular os planos de ação de curto, médio e longo prazos, aferir os resultados e estabelecer correções.

Seriam definidos os seguintes escopos para as 3 fases:

Curto Prazo: Analisar Procedimentos e Redução de Desperdícios

Médio Prazo: Analisar substituição de Matérias Primas / Materiais Auxiliares e Treinamento de Pessoal

Longo Prazo: Analisar melhoria/substituição de equipamentos e admissão de funcionários mais capacitados (através de treinamento ou externamente)
(entendendo que as duas primeiras fases já teriam dado um “fôlego” para algum investimento).

Anúncios

Entry filed under: Notas de Aula, Senai.

Impressão Digital: Mais informações Análise da Prova de Gestão da Produção realizada em 07/10/2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: