“FOCO”: O outro lado da moeda

05/10/2009 at 12:19 PM 1 comentário

Tenho comentado diversas vezes em minhas aulas que a palavra do Século XXI é “foco”. As empresas que não montarem suas estratégias com foco correm o risco de se tornar medianas e morrer.

Acabei de ler um texto que questiona esta afirmação, e como gosto de sempre apresentar os vários ângulos de um tema, quero apresentar este questionamento para vocês.

O autor Joseph Webb questiona a estratégia de nichos de mercado (que é totalmente apoiada em “ter foco”) no seu livro “Renewing the Printing Industry: Strategies and Action Items for Success”

Ele diz o seguinte:

“Os nichos não são tão fantásticos como se fala. Ninguém cita que o risco de arruinar o seu negócio aumenta quando você escolhe um nicho, porque você limita o potencial do seu mercado.

Para confirmar esta tese, pergunte às varias empresas que enfrentaram sérias dificuldades com a concorrência do Oriente, com a chegada da Internet e/ou outras novas tecnologias.

É certo que este aumento de risco traz também um aumento de resultado, quando a estratégia funciona, portanto achar nichos que valem a pena pode ser uma importante parte de um plano estratégico. Mas, se o nicho morre, o seu negócio morre também e você tem que estabelecer outro nicho de mercado. Negócios focados em nichos requerem vigilância e atenção na defesa deste nicho e agilidade para mudar para outro nicho ou abandoná-lo quando os resultados não valerem mais a pena.

E a habilidade gerencial para tomar estas decisões geralmente é subestimada.

Uma estratégia mais abrangente tem menos risco, mas dá menos resultado. Só que ambas estratégias (nicho ou abrangente) podem dar certo, se bem escolhidas e bem aplicadas. Não existe apenas uma alternativa, não existe só uma verdade.”

Achei muito interessante o questionamento, e ele está me fazendo pensar muito.

E você? O que achou do texto? Faça seus comentários.

Anúncios

Entry filed under: Debates, Gestão, Gráfica, Senai.

Pós Offset – Material de Apoio – Avaliação do Nível de Qualidade Individual Impressão Digital: Mais informações

1 Comentário Add your own

  • 1. Juliana Cividanes  |  06/10/2009 às 1:57 PM

    Professor, a tendência hoje em dia não é a de as empresas serem cada vez mais flexíveis? Acho que foco todos devem ter, porém, centralizar tudo sem dar importância pros outros fatores que vão ocorrendo a nossa volta pode ser perigoso para o futuro de uma organização.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2009
D S T Q Q S S
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: