Impressão Digital: Você ainda vai falar muito deste assunto!

30/09/2009 at 12:46 PM Deixe um comentário

Me lembro de ter visto uma capa de Veja de 1995 que tinha como matéria principal uma frase semelhante à do título acima, só que falava da Internet!
É isso mesmo, a Internet era assunto de alguns especialistas em 1995 e hoje faz parte da nossa vida cotidiana.
Será que não vai ocorrer o mesmo com a Impressão Digital??

No último Sábado (26/09/2009) participei da apresentação do pré-projeto de um TCC que tem como tema as tendências da Impressão Digital e recolhi uma série de informações que me parecem relevantes e que quero compartilhar com vocês. Boa parte delas vieram do Hamilton Costa, um super especialista no assunto, que deu uma aula para todos os que estavam presentes. Obrigado Hamilton!
1) O Hamilton comentou que todos os produtos gráficos, salvo as embalagens, já têm um similar digital. Logo o negócio “gráfica” vai sofrer grandes modificações com as novas tecnologias ( o que já está acontecendo )
2) Outro comentário do Hamilton: mais do que o produto gráfico, o processo de comunicação está sofrendo grandes transformações. E aí o produto gráfico pode assumir novos papéis, como suporte a essa comunicação “global” e não como elemento isolado de comunicação.
3) Outro aspecto interessante é a discussão da interação entre o papel e outras mídias, que podem ser meios substitutos ou complementares no processo de comunicação
4) Já existem “cases” para apreciação: No encontro do PODi, foram apresentados os casos da Bandeirantes, da Fábrica de Livros e da FTD.
5) O Vander (do grupo do TCC) me apresentou uma notícia de 2008 que já falava da impressão digital de jornais estrangeiros (inclusive a Folha de São Paulo) em Portugal, com o detalhe que por conta do fuso horário o jornal lá chegava mais cedo do que aqui. Só que ainda era caro.
6) O mercado de livros deverá sofrer também grande influência destas novas tecnologias. As livrarias vão mudar. Ainda existem muitas incertezas.
7) Uma informação interessante: No começo desta década, a Microsoft previa que até 2010 não exitiriam mais livros em papel. Dá para ver que eles erraram longe, o que mostra que tudo o que se fala deve ser analisado com o devido cuidade

Vejam, isto foi só algumas pinceladas do que foi apresentado. E certamente com a minha interpretação dos fatos.

O fato é que, quem quiser ser alguém no mundo gráfico no futuro tem que acompanhar e se atualizar sobre este tema. Senão existe o risco de morte precoce por obsolescência!!!

Anúncios

Entry filed under: Debates, Gráfica.

Leitura Obrigatória para quem está implementando Mudanças Instalações Industriais – Temos que ter cuidado com os detalhes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: