Impressão Digital x Impressão Offset: Como será o futuro?

22/09/2009 at 12:09 PM 4 comentários

Estou orientando o TCC da Pós Graduação de PPMI dos alunos Vander, Cris e Érika cujo tema é a análise de tendências do ramo editorial face às novas tecnologias de impressão digital , e na discussão que tivemos no último sábado, deu para perceber o quanto este assunto é atual e indefinido.

Algumas frases que estou “roubando” da pesquisa deles (que está muito boa!):

“No futuro as gráficas receberão as informações brutas dos criadores de conteúdo. Não importando a mídia eles terão que apresentar soluções de mercado a seus clientes”.

“No futuro, a impressão não será mais uma escolha do remetente, mas uma escolha do destinatário. As funções de pré-impressão, impressão e pós-impressão se tornarão cada vez mais automatizadas e executadas através de redes”.

“O produto gráfico digital não é um concorrente do offset. A impressão digital complementa e amplia as possibilidades do processo offset”.

“Já questionei vários amigos e profissionais do mercado sobre qual seria o formato de uma livraria do futuro, ou qual seria o Futuro das Livrarias. Quanto mais discuto esse assunto, mais sem resposta fico. (Sergio Herz – Cultura)”.

Dá para perceber que temos na nossa frente uma grande incógnita.

Uma coisa é certa. O mercado editorial vai mudar. O mercado gráfico de uma forma geral vai mudar (ou já está mudando). As gráficas vão mudar.

Vamos discutir este tema:

Como você acha que as tecnologias de impressão vão afetar o nosso negócio? Como as nossas empresas estão tratando este tema? Esta mudança afetará o perfil do profissional gráfico?

Aguardo seus comentários

Anúncios

Entry filed under: Debates, Senai.

Mais uma boa leitura para entender a Era da Informação Notas de Aula – Gestão de Recursos – Partes 1 e 2

4 Comentários Add your own

  • 1. Robson  |  23/09/2009 às 6:11 PM

    Botana, trabalhei com o digital entre 95 e 2000, fui vendedor de impressos e atendi algumas editoras. A prática até hoje é bem diferente da teoria, acho que ainda existe muito marketing e futurologia para pouco resultado. Digital e offset são complementares sim, e não concorrentes, e o X está no custo de operação. Creio que o mercado de livros não seja tão maduro assim para operar somente sob demandas individuais (digitais). Temos uma massa de gente excluída dos livros e que ainda vai demandar muito offset, porém, seria muito bacana poder comprar títulos fora de catálogo pela internet, pagar e receber em casa 3 dias depois. Bem, espero ter aumentado as dúvidas.
    Ah, alguém falou sobre os direitos de propriedade das obras pulverisadas pelas gráficas do mercado?
    Abraços.

    Responder
  • 2. Julio Terra  |  25/09/2009 às 11:01 AM

    Com certeza este assunto tem muito a ser trabalho, mais acredito que tudo que chega de novo vem pra somar e não para substituir, com isso todos ganham, empresas/clientes, gráficas e seus profissionais.

    Parabéns aos profissionais Vander, Cris e Érika.

    abs,
    Julio Terra

    Responder
  • 3. ANTONIO MARCOS  |  18/12/2010 às 1:59 PM

    OFF SET X IMPRESSÃO DIGITAL – A unica coisa que esta pegando no setor DIGITAL é o CUSTO OPERACIONAL, o dia que se conseguir baixar esse custo é o fim da IMPRESSÃO EM OFF SET, tudo se evolui, então pra que dar murro em ponta de faca, a IDEIA ESTÁ PRONTA, oque precisa é LAPIDALA. Se numa EMPRESA GRAFICA CONVENCIONAL, pode ter uma produção de PONTA e de baixo custo, pra se aventurar em custos com CHAPAS, FOTOLITOS, IMPRIMIR 4 VEZES, se num setor de COMPUTADOR posso ser o IMPRESSOR, O BLOQUISTA, ETC, ETC. então vamos EVOLUIR. A unica coisa que pega é a questão SOCIAL. O DESEMPREGO NO SETOR. antonio marcos dias

    Responder
  • 4. Moyses Costa de oliveira  |  06/04/2018 às 9:54 PM

    a 20 anos atras falava que a offset ia acabar ,o que vemos é mais consumo de papél ,fabricas em expançao vai entender ,te muita gente dando suas maquinas de graça estão precipitando ainda vai demorar muito o país tem muito campo informatização é para grandes eo pequeno até se firmar vê que vai dar certo vai de papel

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: