Como está a sua Qualidade Individual?

10/09/2009 at 12:10 PM Deixe um comentário

Foto_091009_001

No seu livro “O lado humano da Qualidade” o autor Claus Muller trabalha a idéia da maximização da qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas.

Dentro desta análise ele trabalha fortemente o conceito de QUALIDADE INDIVIDUAL.

E dentre outros exercícios práticos que estão no livro, eu destaco um onde cada um pode avaliar o seu estágio atual de qualidade individual. É um check-list com 20 afirmações, onde as respostas podem ser “Sempre atuo assim”; “quase sempre atuo assim” ou “raramente atuo assim”

Acho que é um exercício interessante para se fazer periodicamente. Pode nos ajudar a montar os nossos planos de ação individuais para nos tornarmos pessoas melhores e, por conseqüência, profissionais melhores.

1. Executo minhas tarefas o melhor que posso.
2. Dou 100% de mim. Estou comprometido.
3. Faço um esforço extra quando a situação exige.
4. Quando o chefe não está, esforço-me da mesma forma de quando ele está.
5. Quando faço um trabalho – grande ou pequeno – eu mesmo o verifico, para garantir que ele foi feito adequadamente.
6. Ajudo meus colegas, inclusive aqueles de outros departamentos.
7. Sinto-me responsável pelos erros que minha empresa comete e ajudo a corrigi-los, mesmo que não tenha sido eu quem os cometeu.
8. Tomo a iniciativa para evitar perdas de tempo. Quando acabo um trabalho, acho alguma coisa para fazer, ou procuro novas atribuições.
9. Quando prometo fazer um trabalho e entregar certo padrão de qualidade / quantidade numa data específica, faço tudo o que posso para manter minha promessa.
10. Sou pontual.
11. Respeito o tempo dos outros. Se mudo meus planos, ou descubro que vou me atrasar, aviso imediatamente as pessoas.
12. Aprendo com meus erros, corrijo-os e não os repito.
13. Tenho orgulho do meu trabalho e fico feliz de nele colocar meu nome.
14. Deixo o local limpo e pronto para a próxima pessoa que irá ocupa-lo.
15. Tento evitar o desperdício de recursos.
16. Tento tomar decisões e agir como se fosse o proprietário da empresa.
17. Falo com os outros e não a respeito deles.
18. Quando as pessoas fazem trabalhos de qualidade, eu as elogio.
19. Quando as pessoas entregam-me trabalhos que não satisfazem minhas expectativas, chamo sua atenção para este fato.
20. Peço ajudo quando não consigo dar conta do trabalho sozinho.

Duas observações:
– Este é o livro que recomendamos como leitura para os alunos de 3o semestral da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica. É um livro de fácil leitura e que traz a oportunidade de que se façam muitas reflexões sobre o tema
– Um comentário um pouco maldoso: o exemplar que comprei estava absolutamente mal impresso…..

Entry filed under: Gestão, Senai.

Instalações Industriais – Formulário Carta de Processo Cartilha: “Como Abrir uma Gráfica”

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


