Que sugestão você daria para um investidor estrangeiro que estivesse disposto a investir no Brasil?

01/09/2009 at 12:39 PM 2 comentários

Esta é a pergunta básica de um exercício que estou aplicando com a turma do 1o semestral da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica, na disciplina Gestão de Recursos.

Para eles estou dando 3 hipóteses de solução:
– a compra de uma empresa existente ( e eles me dirão qual empresa comprar e por que)
– a abertura de uma nova empresa no ramo gráfico ( sendo necessário definir em qual segmento esta empresa deverá atuar e qual o seu diferencial competitivo )
– a abertura de uma nova empresa fora do ramo gráfico ( para “desafiar” a competitividade do ramo gráfico no Brasil )

As propostas serão apresentadas hoje (01/09) na aula de Gestão de Recursos e certamente amanhã estarei fazendo os meus comentários a respeito, mas eu queria fazer uma provocação e obter o maior número possível de visões deste tema.

Sendo assim, peço a vocês que dêem a sua resposta a esta tão complicada questão. Qual seria a sua sugestão? Por que?

Participe. Deixe seus comentários. Tenho certeza que este debate pode ser útil para todos nós que vivemos e crescemos no ramo gráfico e que portanto queremos ve-lo cada vez mais forte e perene.

Conto com a participação de todos

Anúncios

Entry filed under: Debates.

Curso de Custos e Formação de Preços – ABTG Que sugestão você daria para um investidor estrangeiro que estivesse disposto a investir no Brasil? – Parte 2

2 Comentários Add your own

  • 1. Marisa  |  01/09/2009 às 4:09 PM

    Olá Professor!

    Não darei nenhuma opção como certa, apenas farei análises…
    No caso de se comprar uma empresa já existente, creio que o ideal seria comprar uma com um nome consolidado no mercado e com uma boa estrutura. Digo isso porque o pouco que lembro de investidores externos adquirindo empresas no Brasil, o que me recordo: a Telefónica comprando a Telesp, que se eu não me engano tinha uma ótima estrutura de telefonia, a Portugal Telecom adquiriu a Telesp Celular (Vivo) que também tinha uma ótima estrutura de telefonia móvel, a América Móvil adquiriu a BCP (atual Claro) e todas essas empresas estão aí, de vento em popa. No ramo gráfico, não tenho certeza se o investidor é de fora, mas sei que um adquiriu a Globo Cochrane (que já estava associada à Arizona) e hoje é a LogPrint.

    Na minha opinião, hoje, uma gráfica que tem um grande nome + qualidade no mercado e que seria interessante para um investidor adquirir é a Burti.

    A opção de montar uma empresa do zero também parece ser boa, já que investidores estrangeiros (apesar de não serem tão inseridos na cultura do país), costumam ter senso aguçado e administração enxuta. O ramo de impressão digital está em expansão e creio que, estudando muito bem o mercado a ser atingido e investindo nas máquinas certas, tem tudo para dar certo.

    Bem, essa é a minha opinião.
    Marisa – 8º semestre

    Responder
  • 2. Robson  |  15/09/2009 às 12:27 PM

    Amigos,
    Quem comprou a LogPrint foi um investidor brasileiro. Tive a chance de vender sistemas de PI lá dentro e percebi que todas as melhorias de processo são bem recebidas se comprovada a eficácia. Isso é muito bom porque diminui alguns grandes obstáculos para o cresimento da empresa, que são a preferência pessoal por determinados fornecedores, interesses pessoais na negociação, a resistência medrosa de gestores fracos ou despreprados e o velho quadradinho da zona de conforto.
    Penso que só vale a pena comprar uma empresa (mesmo quebrada ou em dificuldades) se o seu nome no mercado ainda for bem visto pelos clientes. Recuperar uma marca pode dar mais trabalho do que criar uma. Associar-se à um nome ruim pode requerer mais gastos com “imagem”.
    Abs

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2009
D S T Q Q S S
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  
Participe com seus comentários!!! Divulgue o blog!! Vamos criar mais um fórum de debates da indústria gráfica!

Tópicos recentes

Feeds


%d blogueiros gostam disto: